Atricon participa da III Conferência Diálogos com o Futuro, promovida pelo TCE-PI

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou da III Conferência Diálogos com o Futuro, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em alusão aos 126 anos de fundação da primeira Corte de Contas estadual do Brasil. O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir os desafios e caminhos do controle externo no país.

Em sua fala durante a abertura do evento, Edilson Silva ressaltou o papel da educação como alicerce para o desenvolvimento e valorizou o compromisso do Piauí com a formação de crianças e adolescentes. Segundo ele, os Tribunais de Contas contribuem com esse avanço ao fiscalizar e orientar os gestores públicos. “A atuação das Cortes de Contas deve sempre ter como finalidade o atendimento às necessidades da população”, afirmou.

Horas mais tarde, encerrando o primeiro dia de evento, o presidente da Atricon e o procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Leandro Maciel, discutiram o papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento das políticas sociais e dos direitos fundamentais. Para Edilson Silva, cabe ao gestor público definir as prioridades, mas é dever dos Tribunais fiscalizar sua execução. “Não adianta a obra estar licitada, executada e entregue se não atende de fato às necessidades da população”, afirmou.

Leandro Maciel reforçou a missão dos Tribunais de Contas na promoção da justiça social. “Mais do que fiscalizar e punir, os Tribunais são instrumentos de transparência, indutores de boas práticas e guardiões dos direitos fundamentais. Ao analisar receitas, despesas, concursos, saúde, previdência e cidadania, ajudam a construir uma sociedade mais justa”, concluiu.

A mediação do painel foi conduzida pelo presidente da Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio.

>> Veja mais fotos do evento