O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou da inauguração de seu Centro Permanente instalado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (CEBUSAL), na Espanha. A solenidade ocorreu, nesta quarta-feira (26), como parte da programação do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção.
A cerimônia foi conduzida pelo de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, e teve as presença do presidente do IRB, Edilberto Pontes, e dos presidentes do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello, e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Milene Cunha.

A instalação do Centro Permanente do IRB na Universidade de Salamanca representa um avanço significativo na cooperação acadêmica e institucional, configurando-se como um hub para o intercâmbio de conhecimentos e compartilhamento de experiências. Esse espaço contribuirá para a modernização e inovação dos Tribunais de Contas, fortalecendo sua atuação tanto no Brasil quanto na Europa. Além disso, a iniciativa reforça a posição do IRB e dos Tribunais de Contas brasileiros como agentes fundamentais para a cidadania e o fortalecimento da democracia.
O centro servirá como base para a organização conjunta de atividades formativas, elaboração e disseminação de publicações técnicas e colaboração em estudos e pesquisas sobre Políticas Públicas. A presença do IRB nesse ambiente acadêmico de prestígio consolida a importância da troca de saberes entre o Brasil e a Espanha, promovendo avanços significativos no Controle Externo internacional.
Com informações da Assessoria do IRB