A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participou, nesta quarta-feira (16), da cerimônia comemorativa dos 75 anos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o evento celebrou a trajetória da organização internacional no país sob o lema “UNICEF 75 anos: Reinventando o futuro para cada criança e adolescente desde 1946”. A associação foi representada pelo vice-presidente de Relações Político-Institucionais, conselheiro Cezar Miola.
Cezar Miola reafirmou aos dirigentes do Unicef o compromisso da entidade e dos Tribunais de Contas com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. “A atuação conjunta entre os órgãos de controle e instituições nacionais e internacionais é fundamental para promover e assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Os Tribunais de Contas têm um papel estratégico na indução de políticas públicas que transformem realidades”, disse.
A Atricon desenvolve ações em conjunto com o UNICEF, como iniciativas voltadas ao enfrentamento à evasão escolar, no incentivo à adesão ao Selo Unicef e apoiando a gestão pública municipal. A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes, membros do corpo diplomático, além de participantes de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais. Entre eles, Youssouf Abdel-Jelil, chefe do UNICEF no Brasil, acompanhado de Mônica Dias Pinto, oficial de políticas sociais da entidade; a secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt; o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; e o presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edson Ferrari.
Os principais temas abordados durante a celebração incluíram o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, a redução das desigualdades sociais, a valorização da educação pública e a proteção de crianças e adolescentes nas redes digitais.