Atricon participa de encontro para discutir ações na área ambiental  

A Atricon participa, nesta terça e quarta-feira, do I Encontro Técnico do Grupo de Trabalho dos Tribunais de Contas (TCs) da região Norte para discutir e efetivar ações relativas ao meio ambiente. O evento é promovido pelo TC do Amazonas.  Participam dos debates os presidentes e servidores dos Tribunais de Contas do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins, além do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará.

“É uma honra para o TCE Amazonas receber estes Tribunais em nossa casa, para discutir temáticas tão relevantes à nossa realidade. A dimensão da Amazônia nos força a buscar um campo de visão sempre maior no que diz respeito às questões ambientais. Por isso, contar com os nossos colegas da região Norte é de extrema importância nesse planejamento”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O principal objetivo do encontro é adotar providências e efetivar ações relacionadas ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às políticas públicas. A ideia é, também, discutir as ameaças e oportunidades para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, e os principais riscos envolvidos.

Programação

Será realizado um evento de abertura com a apresentação dos principais aspectos que compõem o cenário atual da Amazônia. Após a abertura, o cronograma de apresentações será dividido em painéis com diferentes temáticas.

Entre os temas que serão abordados estão: regularização ambiental e fundiária para proteção das florestas;  georreferenciamento na Amazônia; mecanismos de governança e gestão; cadastro ambiental rural e grilagem de terras; regulação dos serviços ambientais; monitoramento e fiscalização das florestas; manejo florestal sustentável; tecnologias disponíveis para controle, e licenciamento ambiental.

Saiba mais: https://www.tce.am.gov.br.

Fonte: TCE-AM e Atricon.