O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou, na manhã desta terça-feira (24), do evento virtual “Gaepe-RO nas Eleições: Compromisso pela Educação”. A conferência apresentou para candidatos às prefeituras rondonienses a Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia – Gestões Municipais 2025 a 2028, elaborada pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO).
O documento contempla sete eixos prioritários para a educação municipal, que tratam da garantia do acesso e permanência na educação infantil e ensino fundamental, da gestão escolar democrática e técnica, do pleno funcionamento e segurança das escolas, da valorização dos professores, de uma educação voltada para a equidade e inclusão, da ação intersetorial e da atenção à alimentação e transporte escolar.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Atricon disse não ter dúvidas de que o estado de Rondônia poderá chegar à primeira colocação no ranking de alfabetização, citou a relevância do Plano de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e exaltou o trabalho feito pelo Gaepe, afirmando se tratar de um modelo de sucesso que merece o apoio necessário. Em virtude desta atuação, a Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB) têm incentivado a criação de novos Gaepes em todo o Brasil.
Edilson Silva também falou sobre a importância da Carta para demonstrar a união de Rondônia por uma causa sublime que é a educação das crianças, que são os profissionais do futuro, e deixou um recado para os futuros governantes: “entre tantas dificuldades e desafios que os senhores enfrentarão ao tomar posse, a educação se destaca como uma política necessária ao desenvolvimento do município de cada um dos que aqui estão”.
Concluindo sua participação, o presidente da Atricon colocou a entidade à disposição dos gestores municipais para dialogar com entidades em Brasília e ressaltou a importância da mobilização em torno da educação. “Queremos políticas públicas de resultado, estados e municípios pacificados e que possamos ter nossas crianças alfabetizadas”, concluiu.
A fundadora e presidente do Instituto Articule, organização que coordena o Gaepe junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Alessandra Gotti, afirmou que a Carta é um compromisso que extrapola mandatos e bandeiras partidárias.
Também compuseram a mesa de autoridades do evento o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO), Yvonete Fontenelle de Mello, o deputado estadual Cirone Deiró, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Daniel Ribeiro Lagos, o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (TJ-RO), desembargador Isaías Fonseca, a promotora de justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc) do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), Luciana Rodrigues da Silva, o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima, a secretária estadual de Educação, Ana Pacini, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Rondônia), Luslarlene Umbelina de Souza, e a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Rondônia (Uncme), Meire Rosa Nunes dos Santos Moraes.