Atricon participa de seminário sobre hanseníase, em Mato Grosso

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, afirmou ser importante compreender que a hanseníase, mais do que um desafio médico, é uma questão de dignidade humana. A declaração foi feita, nesta segunda-feira (04), durante a abertura do Seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”.

Organizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o evento reúne autoridades e especialistas até esta terça-feira (05), com mesas temáticas relacionadas à hanseníase.

Aos participantes, Edilson Silva lembrou que infelizmente a hanseníase, uma doença antiga e curável, ainda persiste no Brasil. “O Brasil continua sendo um dos países com maior incidência da doença, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, mencionou. “No Mato Grosso, a situação é preocupante, com índices que demonstram a necessidade de um olhar atento das políticas públicas para garantir o diagnóstico e o tratamento adequado para todos os afetados”, continuou.

Ao fim de sua participação, o presidente da Atricon deixou uma mensagem de compromisso. “Que todos nós aqui presentes — servidores públicos, gestores, profissionais de saúde e cidadãos — possamos nos unir para erradicar a hanseníase, trazendo dignidade e qualidade de vida para todos”, defendeu. “Juntos, vamos garantir que cada recurso aplicado, cada programa de saúde implementado, tenha o resultado que nossa sociedade merece”, finalizou.

>> Confira a programação completa.

Foto: Tonny Ribeiro/TCE-MT