O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, esteve presente na cerimônia de abertura do 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (CONACON), realizada nesta terça-feira (27), em Goiânia (GO). O evento, que ocorre até a próxima sexta-feira, dia 30, reúne auditores de Controle Externo de diversas regiões do país para discutir inovações tecnológicas e os desafios enfrentados na gestão pública.
O presidente Edilson Silva destacou a importância fundamental do evento, e ressaltou que os debates abordam temas relevantes para o sistema de controle externo brasileiro e para o aprimoramento das ações de fiscalização. Segundo ele, as discussões estão alinhadas com a jurisprudência da Suprema Corte e dos próprios tribunais de contas, contribuindo para o aperfeiçoamento das auditorias em suas mais diversas modalidades. “Muitas reflexões que surgirem aqui certamente contribuirão para a atuação dos auditores e dos membros dos tribunais de contas”, afirmou.
Durante a cerimônia, o vice-presidente executivo da Atricon e presidente do TCMGO, Joaquim de Castro, enfatizou que o serviço público deve impactar positivamente a vida das pessoas e parabenizou a ANTC pela organização do evento. Ele também abordou o tema da vocação, destacando que se trata de um chamado para realizar algo da melhor forma possível. “É exatamente isso que vemos aqui: pessoas que atenderam a esse chamado, vivendo sua vocação e atuando de forma eficiente nas auditorias, no trabalho de campo e, muitas vezes, indo além de suas funções ao auxiliar as entidades representativas”, reconheceu.
O presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana, que também é auditor do TCE-SE, ressaltou a defesa das instituições democráticas e a valorização do cidadão. “Neste evento, discutiremos o processo disciplinar como um meio legítimo de assegurar o exercício do poder correcional. Além disso, abordaremos temas como as transformações climáticas e os impactos das novas tecnologias, que estão diretamente relacionados aos desafios enfrentados ao longo do ano no Controle Externo”, afirmou.
Participaram também da cerimônia o presidente do TCE-GO, conselheiro Saulo Mesquita; o presidente do CNPTC/TCMRio, conselheiro Luiz Guaraná; o procurador-geral do MPC/TCMGO, Henrique Pandim; e os conselheiros do TCMGO Francisco Ramos, Valcenôr Braz, e Humberto Aidar, além do conselheiro-substituto Laécio Guedes do Amaral. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi representado na mesa diretiva pelo controlador-geral do estado, Henrique Ziller. Também marcaram presença a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (AudTCMGO), Valéria Sampaio; a presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon), conselheira-substituta Milene Cunha; a presidente do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (IBRAOP), Adriana Portugal; e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Terto (TCMGO), entre outros.