Atricon participa do Enastic Controle e destaca uso de tecnologia e inovação na gestão pública

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) marcou presença, nesta quarta-feira (13), no Enastic Controle, evento realizado no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. O encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes de órgãos de controle para debater o papel da tecnologia e da inovação na melhoria da gestão pública.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, afirmou que a associação reconhece a importância de integrar novas ferramentas tecnológicas ao trabalho dos Tribunais de Contas, modernizando os processos e o uso inteligente de dados. “São elementos essenciais para aumentar a transparência, a eficiência e a capacidade de fiscalização, garantindo melhores resultados para a sociedade”, destacou.

Já o ministro Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), enfatizou o papel estratégico do controle externo na indução de boas práticas de governança. Segundo ele, a relevância da articulação entre TCU, Tribunais de Contas estaduais e municipais e demais instituições de controle cria um ambiente colaborativo para o fortalecimento institucional.

A presença da Atricon no Enastic Controle reafirma o compromisso da entidade com a inovação, o aprimoramento das práticas de auditoria e a promoção de um controle externo mais efetivo. Ao lado de lideranças, a entidade segue empenhada em fomentar o debate e incentivar a adoção de soluções que contribuam para a boa governança e para o uso responsável dos recursos públicos.

A programação do Enastic Controle contou com palestras, painéis e trocas de experiências voltadas ao fortalecimento do controle externo e ao aprimoramento das políticas públicas.