O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participa, ao longo desta semana, do VIII Seminário Ibero-Americano de Direito e Controlo, que acontece em Lisboa, Portugal. O evento é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Tribunal de Contas de Portugal, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (IURIS) e pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE).
A cerimônia de abertura desta edição do Seminário, que tem como tema central “A Democracia, a Justiça, o Direito e o Controle: desafios na era digital”, ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), na FDUL.
Além do presidente da Atricon, representaram o controle externo brasileiro na solenidade os presidentes do IRB, Edilberto Pontes Lima, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná, e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. Também estiveram presentes na cerimônia os ex-presidentes da Atricon, Valdecir Pascoal e Cezar Miola, e do IRB, Ivan Bonilha, além de outros membros dos Tribunais de Contas.
Ainda durante a primeira manhã de programação do evento, Edilson Silva, presidiu a mesa da palestra “Democracia digital: alcances e limites”, ministrada pelo presidente do FIBE, professor doutor Vitalino Canas. “Tive a alegria de presidir a mesa de uma palestra que abordou um tema tão importante e sempre atual como a democracia no ambiente digital. Este seminário é um evento muito importante para a troca de experiências entre os órgãos de controle e não é à toa que está em sua oitava edição”, afirmou o presidente da Atricon.