O presidente da Atricon, Cezar Miola, participará das atividades de abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, neste domingo, em Brasília. O encontro tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A expectativa é de que a conferência reúna cerca de 2,5 mil pessoas, incluindo a sociedade civil, representantes de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.
Na abertura oficial, que será realizada no Centro Comunitário Athos Bulcão, às 19h, está prevista a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo; de diversas autoridades; da sociedade; e da comunidade acadêmica.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e organizada pelo FNE, a Conae contribuirá para a apresentação e o pleno debate com a sociedade civil sobre o novo Plano Nacional de Educação. O MEC encaminhará o projeto de lei do novo Plano ainda no primeiro semestre deste ano. Para isso, a Conferência será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no Documento-Referência que será elaborado pelo Fórum.
Os objetivos específicos da Conferência são a avaliação da execução do PNE vigente (Lei n. 13.005/2014), a fim de subsidiar a elaboração do novo Plano. O intuito é identificar problemas e necessidades educacionais, bem como montar referências para orientar a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, articulados ao PNE.
A expectativa é que a Conae Extraordinária resulte na proposição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Assim, fortalecerá a gestão democrática; a colaboração e a cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades; e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
De acordo com os organizadores, a Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País.
Acesse a programação completa.
Com informações do MEC.