Atricon realiza transição administrativa e Valdecir Pascoal assume Presidência

O conselheiro Valdecir Pascoal foi empossado, nesta quinta-feira (13), presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON. O ato ocorreu em reunião de trabalho realizada em Brasília/DF. Além do conselheiro Antonio Joaquim, que presidiu a entidade no biênio 2012-2013, participaram da transição administrativa os conselheiros Valter Albano (TCE-MT) e Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), respectivamente 1º e 2º vice-presidentes da nova Diretoria, e o conselheiro presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Júlio Teis. A solenidade de posse será realizada em cerimônia marcada para o dia 26 de março, também em Brasília, quando serão empossados os demais membros da Diretoria e o Conselho Deliberativo.

Em rápido pronunciamento, o conselheiro Antonio Joaquim agradeceu o apoio da Diretora e da sua equipe pelos objetivos alcançados. “Tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe de qualidade técnica, que me engrandeceu muito como pessoa e como profissional. Foi uma grande satisfação contribuir com o Controle Externo nesses dois anos”.  O ex-presidente disse ter absoluta certeza do preparo acadêmico, político e institucional do conselheiro Valdecir Pascoal para dar continuidade ao trabalho, colocando-se à disposição da nova diretoria.

Em sua manifestação, Valdecir Pascoal enalteceu o fortalecimento institucional da Atricon, resultado alcançado com o trabalho de todas as gestões anteriores, apontando como marco histórico a elaboração da Carta de Cuiabá, em 2008. “Naquele momento, ficou claro o desejo de se construir uma associação voltada à melhoria do Controle Externo e não apenas para os seus membros. Essa inflexão, para mim, foi um marco histórico”, disse. A elaboração do Plano Estratégico para o período de 2012-2017 e a realização da Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, de acordo com o presidente da Atricon, foram outros projetos emblemáticos, que se construíram em pequenas revoluções e transformaram a Atricon.

A posse administrativa foi encerrada com agradecimento especial do presidente Valdecir Pascoal ao TCE-PE, ao conselheiro Waldir Teis, que garantiu o apoio do TCE-MT para o fortalecimento da Atricon, assim como ao conselheiro Carlos Ranna, que integra atual Diretoria e assegurou o apoio do TCE-ES.

“Há 8 anos não imaginava que estaria na presidência do TCE-PE e da Atricon, é um grande desafio, mas hoje acredito que, de fato, estamos no caminho certo – o do fortalecimento institucional. Repetir a gestão 2012-2013 não será tarefa fácil, em razão do conjunto de atributos éticos, técnicos e políticos do conselheiro Antonio Joaquim. Mas juntos com a nova diretoria e com o apoio de todos os Tribunais de Contas do Brasil: ministros, conselheiros, conselheiros substitutos e demais servidores, vamos lutar para continuar aperfeiçoando nosso modelo de controle externo da gestão pública e também para conseguir fortalecer a imagem dos TCs perante a sociedade”, ponderou.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A importância de se revisitar o Planejamento Estratégico da Atricon – e de fazê-lo de forma organizada e alinhada com o que é considerado fundamental para o Sistema Controle Externo – foi observada pelo 1º vice-presidente da Diretoria 2014-2015, conselheiro Valter Albano, durante a posse administrativa. “Devemos ter clareza e nos concentrar no que é fundamental”, disse.

Segundo Albano, existem ações que buscam a transformação dos Tribunais de Contas e, outras, que os posicionam socialmente, como a fiscalização da observância da Lei 123/2006. “A Atricon deverá buscar uma consultoria para a definição das metas do Plano Estratégico para o biênio, bem como a definição dos conselheiros responsáveis por elas”, observou.

A disposição de somar esforços na execução do trabalho foi corroborada pelos conselheiros Sebastião Carlos Ranna e Waldir Júlio Teis. “Coloco-me igualmente à disposição da Presidência da Atricon e declaro ser uma honra trabalhar com uma equipe tão competente”, afirmou Ranna.

O atual momento, para o conselheiro Waldir Teis, é o de melhorar a gestão, na prática, o que fará com que a sociedade compreenda a importância da atividade dos Tribunais de Contas. “Dentro das possibilidades, o TCE-MT vai ajudar a alcançar esse propósito, contribuindo com a Atricon”, afirmou.

 

Leave a Reply