O conceito de integridade abrange uma ampla gama de significados. No campo da integridade institucional pública, diz respeito à obrigação das entidades em manter altos padrões éticos, transparência, responsabilidade e confiança da sociedade. A Revista da Controladoria Geral da União – ao se deparar com um mundo em rápida mudança, com o surgimento de novas tecnologias, como inteligência artificial e blockchain – se propôs a enriquecer o diálogo acadêmico sobre o assunto.
Para isso, está recebendo artigos científicos, ensaios de revisão e relatórios técnicos para lançar, em 2024, o “Dossiê Especial sobre Integridade: Uma Agenda Emergente no Setor Público”. Os interessados em contribuir têm até o dia 31 de março de 2024 para submeter seus trabalhos. Os critérios e o passo a passo para envio estão disponíveis em www.revista.cgu.gov.br. A instituição sugere que os autores abordem como o tema “integridade pública” se cruza com questões como a promoção da diversidade no setor público e a exploração e adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial.
A coordenação editorial do dossiê especial sobre integridade será liderada por editores convidados da Universidade de Oxford, da Universidade de Bolonha e da Secretaria de Integridade Pública da Controladoria Geral da União. A revista tem como objetivo disseminar e promover conhecimento e pesquisas sobre temas como prestação de contas e políticas anticorrupção; controle interno e auditoria pública; governança e riscos; correção e prestação de contas administrativa; transparência e controle social; integridade e ética pública; ouvidoria e participação social; e prevenção e combate à corrupção.