A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo vice-presidente de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, participou de audiência com especialistas em gestão financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Juan Carlos Lazo (chefe) e Fábia de Assis Bueno. Na ocasião, a Atricon apresentou uma avaliação das atividades desenvolvidas até este momento no projeto Comunica.
Há o entendimento, por parte da instituição financeira, de que se trata de um projeto exitoso, que já está em fase adiantada de execução. Na reunião, Cezar Miola destacou a importância da participação do BID no financiamento da iniciativa, que beneficia 28 Tribunais de Contas brasileiros.
Durante o encontro também foi realizada uma breve apresentação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que foi recebida com interesse por parte dos especialistas em conhecerem mais detalhes do Programa. Desde logo, a Atricon encaminhou a Cartilha do PNTP, relatórios e informações sobre a ferramenta Radar. Oportunamente será agendada uma reunião presencial com o Presidente Edilson Silva e a comissão responsável pelo Programa para uma apresentação mais detalhada ao BID.
Uma nova reunião entre Atricon e BID deverá ocorrer em momento oportuno, a fim de avaliar possíveis parcerias entre as entidades a partir da experiência com o projeto Comunica.
Saiba mais sobre o PNTP
– Os relatórios de 2022 e 2023;
– O sistema Radar;
– As cartilhas publicadas a cada ano.