A III Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), que ocorreu de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, contou com debate sobre desertificação, tema de auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), em 2022, e que já tem apresentado bons resultados após o acompanhamento semestral desta Corte de Contas.
Na tarde da quarta-feira (17/9), a conselheira do TCE Ceará, Soraia Victor, relatora do processo nº 17848/2022-8, que trata sobre Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, foi moderadora do painel “Políticas de Combate à Desertificação: Marco Conceitual e Impactos em Regiões Suscetíveis à Degradação no Brasil”.

A conselheira do TCE Ceará mediou o painel que teve palestras do cônsul-geral Britânico, Anjoum Noorani; do coordenador do Projeto Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima do Estado do Ceará, Gabriel Nutto; e do diretor de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires.
No painel, foram discutidos os efeitos das políticas públicas voltadas ao combate à desertificação, em escala global, com ênfase na realidade do semiárido brasileiro. Em destaque, as experiências bem-sucedidas, incluindo inovações tecnológicas aplicadas à agropecuária de baixo carbono, adaptadas às condições do solo e do clima (edafoclimáticas regionais).

As discussões visam promover o intercâmbio de boas práticas e a construção de estratégias integradas para a resiliência climática e a restauração de áreas afetadas pela desertificação, especialmente no Nordeste do Brasil.
O III ICID 2025 reúne especialistas do mundo inteiro para debater ações de sustentabilidade. Na abertura (15/9), o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, compôs mesa de autoridades, ao lado do governador Elmano de Freitas e demais representantes locais, nacionais e internacionais. Também no primeiro dia do encontro, a auditoria operacional do TCE Ceará sobre desertificação esteve em pauta com palestra da servidora, Giovanna Adjafre.