Auditoria Operacional avalia Atenção Básica de Saúde em Belém

Equipe de Auditoria Operacional (AOP) do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) reuniu em setembro, no auditório da Secretaria de Estado de Administração (Sead(PA), com 40 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, entre enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e gerentes e coordenadores da Atenção Básica, para aplicação da técnica swot. O encontro consistiu na observação, conversa e elaboração de diagnóstico de fraquezas e forças do ambiente interno, e ameaças e oportunidades do ambiente externo, referentes à gestão da Secretaria de Saúde.
A reunião, coordenada pelo chefe do Núcleo de Auditoria Operacional do TCM-PA Mário Medina (foto), foi a primeira etapa de mais uma AOP que o Tribunal realiza em municípios do estado do Pará, e faz parte da avaliação nacional da Atenção Básica de Saúde, esforço coordenado pelo Instituto Rui Barbosa e Tribunal de Contas da União, que articula a capacidade operacional de 28 Tribunais de Contas e envolve mais de 100 técnicos do país inteiro.
Técnica swot – A aplicação da técnica faz parte da fase de planejamento de auditoria, quando são levantadas informações e dados da realidade, como as condições de funcionamento, estoque de medicamentos e material em geral, instalações e equipamentos, pessoal e demais aspectos que dizem respeito ao dia a dia das unidades.
Para a analista de controle externo do TCM, Elisa Resque, essa fase já permite o alcance de resultados satisfatórios, pois se toma conhecimento do cumprimento das responsabilidades, possibilitado pelos levantamentos realizados pela aplicação da técnica. “Nós costumamos logo alertar os atores acerca do significado dessa etapa, para que não se confunda que estamos atrás de encontrar culpados. O trabalho do Tribunal aqui visa conhecer a realidade da gestão da área auditada e melhorar a prestação dos serviços à população”, enfatiza.
Depois de Belém, a equipe de AOP do TCM dará sequência, já na próxima segunda-feira, 06/10, ao programa de visitas técnicas aos municípios de Salinópolis e Santarém. Fazem parte ainda dessa ação coordenada os municípios de Breves, Canaã dos Carajás, Marabá, Maracanã e Parauapebas.