Idealizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o websimpósio “Desafios da Sustentabilidade pós-pandemia: Reflexos na Agenda Global da ODS” terá a participação de 14 autoridades, nacionais e internacionais, que usarão das experiências em suas respectivas áreas para discutir acerca desse relevante tema no momento atual.
Com a abertura do presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o websimpósio acontecerá no dia 5 de junho, às 10h do horário oficial de Brasília (9h em Manaus), e será transmitido ao vivo pelo portal do TCE e pelas redes sociais da Corte de Contas (Youtube, Facebook e Instagram).
O TCE-AM também será representado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, corregedor da Corte de Contas e figura notória em causas ambientais no estado. Ele será responsável por coordenador o evento e moderar os debates. Importantes figuras internacionais da área farão contribuição ao websimpósio, como a americana Colleen Scanlan Lyons, diretora de projeto da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas; o professor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, DrºGildo Espada; a juíza conselheira do Tribunal de Contas de Portugal, Helena Abreu Lopes; e o francês Tassilo Von Droste, consultor técnico sênior da Deutsche Gesellschaft fuer Internationale.
O evento terá, ainda, a participação das seguintes autoridades nacionais: Antônio Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça;Cleinaldo Costa, reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Elton Leme, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Jorge Ulisses Jacoby, consultor jurídico e conferencista; Drº José Galizia Tundisi, professor da Universidade de São Paulo (USP); Juarez Freitas, professor da Universidade do Rio Grande do Sul; e o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga.
Com o evento, o Tribunal busca discutir e confirmar seu compromisso com a agenda global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo em vista as eminentes consequências que a pandemia poderá causar aos mesmos.
A participação de especialistas com diferentes perspectivas em diversas áreas contribuirá para o desenvolvimento das discussões acerca do tema, podendo elucidar e gerar conclusões para a Corte de Contas e também para a sociedade geral.
Texto: Lucas Silva