A ocorrência de um devastador evento climático de chuvas intensas no Rio Grande do Sul em maio de 2024 ocasionou perdas inestimáveis em mais de 300 cidades do Estado, levando a decretação de situação de calamidade pública que importa em inúmeros desafios para o atendimento à população e reconstrução das comunidades atingidas.
Guia Prático sobre sistemas S2ID
O Tribunal de Contas Gaúcho na o tem medido esforços para apoiar os gestores públicos no enfrentamento da calamidade decorrente das enchentes que atingiram nosso querido Rio Grande do Sul neste me s de maio. O lançamento deste guia para utilização o do Sistema Integrado de Informação es sobre Desastres (S2iD) e mais uma iniciativa do TCE-RS para orientar os gestores neste momento tão desafiador.
85 Anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Edição comemorativa aos 85 anos do TCE-SP.
TCM/BA: Meio século orientando e fiscalizando os recursos públicos
Edição comemorativa pelo meio século do TCE/BA.
Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle
A partir de uma crise sanitária sem precedentes nos últimos cem anos, que
provocou tanta dor e sofrimento e resultou em perdas irreparáveis, a iniciativa de
reunir em um livro reflexões sobre o futuro das instituições de controle em face das
experiências institucionais com a pandemia do coronavírus tem o condão, em primeiro lugar, de prestar homenagem às vítimas diretas e indiretas dessa catástrofe.
Gestão RNEST: uma história que precisa ser contada para não ser repetida
Tem-se aqui uma sinopse da fiscalização realizada pelo TCU sobre a gestão da implantação da refinaria Abreu e Lima, projeto concebido e implementado no âmbito da Petrobras. Em linhas gerais, o trabalho mostra, de um lado, como uma ideia virtuosa e promissora pode se transformar num malogro comercial bilionário; de outro, como um sistema teórico de governança e compliance extremamente
sofisticado pode ser subvertido ao ponto de enredar toda a alta administração de uma empresa de renome – mesmo que involuntariamente – num ousado esquema de
corrupção e desvio de recursos. É uma história que precisa ser contada à sociedade.
É um case que precisa ser conhecido e estudado pelos agentes públicos. É um triste exemplo que não pode se repetir.
TCU, 2021.
Ruy do sonho à realidade
A revista em quadrinhos é uma homenagem ao centenário de falecimento de Ruy Barbosa, baiano, patrono dos Tribunais de Contas que encantou o Brasil e o mundo com uma inteligência privilegiada, foi jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filósofo, jornalista, tradutor e orador.
O TCU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos para Transformar Nosso Mundo.
A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável soma 17 objetivos e 169 metas integradas e indivisíveis e foi aprovada pelos 193 países membros das Nações
Unidas. Os debates em torno da construção da paz, do combate à fome e à miséria extrema e em favor de um modelo de crescimento econômico continuado, mas que preserve o planeta, sempre estiveram presentes na ONU e fazem parte da agenda de trabalho das Entidades de Fiscalização Superiores (EFS) de todo o mundo. Com os
novos objetivos, esses problemas passam a ser enfrentados globalmente, mas por meio de políticas locais que abrangem as dimensões econômica, social e ambiental. O TCU entende que esses desafios dizem respeito a toda a sociedade, sendo este documento um instrumento para tal fim.
O TCU e as Olimpíadas de 2016 – 4ª ed.
O objetivo deste trabalho é apresentar um resumo gerencial das ações adotadas pelo
TCU para acompanhar os processos concernentes à preparação e à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, bem como das fiscalizações já empreendidas pelo Tribunal.
O TCU e as Olimpíadas de 2016 – 2ª ed.
Esta segunda edição da cartilha visa a apresentar ao público em geral o panorama
atualizado a respeito da estratégia de acompanhamento estabelecida pelo TCU para
monitorar as ações governamentais relacionadas ao megaevento, bem como mostrar o resultado das ações de fiscalizações já realizadas.