O projeto Educação que Faz a Diferença nasce a partir de um cenário que inquieta tanto o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) como o Instituto Rui Barbosa (IRB): o Brasil tem boas escolas e redes de ensino públicas, mas não conhecemos a fundo quais são elas e o que fazem para obter esses resultados positivos. Nós só sabemos que, em um universo de 5.570 Municípios e mais de 101 mil escolas públicas de Ensino Fundamental, o número de redes ou unidades de ensino de referência deveria ser muito maior.
A Primeira Infância e os Tribunais de Contas
A Primeira Infância e os Tribunais de Contas, 2022.
Políticas Públicas para a Verdadeira Educação Inclusiva
Artigo de Roberta Ramos Ciabatari, agente da Fiscalização do TCESP, sobre Políticas Públicas para a Verdadeira Educação Inclusiva. TCE-SP, 2023.
Aplicação no Ensino
Atualização do Manual sobre Aplicação no Ensino. Versão 2023, TCE-SP.
Aplicação no Ensino
Instruções quanto financiamento no setor educacional, abordando assuntos relacionados ao FUNDEB, MEC e receitas da educação.
O gasto pode até ser mínimo, a qualidade da educação não
Artigo de Dimas Eduardo Ramalho e Élida Graziane Pinto sobre os gastos no setor educacional. TCE-SC, 2014.
Escolas de Governo e gestão por competência
O capítulo 1 trata das transformações no mundo do trabalho e da forma de atuar do setor público, apresentando o contexto onde acontece o debate da gestão por competências. O capítulo 2 traz uma abordagem teórica dos conceitos de competência e a forma como podem ser aplicados à esfera educacional. O capítulo 3 apresenta metodologias para mapeamento de competências e para elaboração de cursos e programas sob o enfoque de competências. O capítulo 4 apresenta questões relevantes sobre avaliação de aprendizagem. As considerações
finais retomam os desafios enfrentados pelas escolas de governo e apontam algumas possibilidades para o futuro.
Educação a distância em organizações públicas
O livro foi dividido em quatro partes, em relação aos seguintes temas (conforme ocorrera a organização e divisão dos trabalhos nos debates): 1) desafios para a implantação da educação a distância; 2) diretrizes pedagógicas; 3) metodologias inovadoras e 4) referenciais de qualidade.
Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Cartilha referente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).