Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Após alerta do TCE-SE, Iguá Saneamento anuncia investimento em água potável para escolas públicas

O diretor-executivo da Iguá Saneamento, Juliano Heinen, visitou nesta quinta-feira, 13, a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), conselheira Susana Azevedo, para anunciar que a empresa vai atuar para garantir o fornecimento de água potável a todas as escolas públicas do estado.

A iniciativa surge após uma visita anterior de representantes da empresa ao TCE-SE, quando a conselheira manifestou preocupação com a situação do abastecimento nas unidades escolares. Sensibilizada com o problema, a empresa decidiu priorizar ações voltadas à melhoria do acesso à água potável nas escolas.

“Viemos aqui para conversar com a conselheira Susana e anunciar que vamos priorizar as obras de abastecimento de água nas escolas que têm uma deficiência nesse serviço público”, afirmou Juliano Heinen.

A Iguá Saneamento será responsável pelo contrato de prestação regionalizada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe. A meta da empresa dialoga com a necessidade urgente de solução para um problema que atinge milhares de estudantes em todo o país.

De acordo com o Censo Escolar 2023, quase 1,3 milhão de alunos em 7,7 mil escolas públicas brasileiras ainda não têm acesso a água potável. Essa realidade expõe a comunidade escolar a doenças e compromete a qualidade da educação, uma vez que a falta de infraestrutura básica impacta diretamente a frequência e o desempenho dos estudantes.

A conselheira Susana Azevedo recebeu a notícia com entusiasmo e destacou a importância da atuação do TCE no acompanhamento de políticas públicas essenciais para a qualidade da educação. “Garantir água potável nas escolas é uma medida fundamental para a saúde e o aprendizado dos alunos. O Tribunal de Contas seguirá atento a essa questão”, afirmou.

De acordo com o diretor-executivo, a Iguá Saneamento iniciou o processo de operação assistida e nos próximos meses vai assumir em definitivo a distribuição de água potável e o tratamento de esgoto em Sergipe. “Pautaremos nossa equipe de engenharia para priorizar essas obras tão importantes para a educação sergipana”, concluiu.

A visita foi presenciada ainda pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, e por dir​etores da Corte.

Com informações da Assessoria do TCE-SE

Foto: Marcelle Cristinne

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.