Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Pará é único Estado com classificação Diamante em transparência pública

Durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasi (Atricon) divulgou o portal Radar, estudo que analisou 7.939 portais de 4.191 municípios brasileiros, com informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.

O levantamento analisou 106 critérios comuns a todas as instituições e até 21 critérios especificamente elaborados para cada um dos Poderes ou órgãos. 

O Pará foi o único Estado a garantir a classificação Diamante, a maior do levantamento de transparência pública que analisou dados de todos os portais públicos dos Poderes e órgãos, com 100% dos critérios essenciais e alcance de 95% do nível de transparência, conforme dados publicados pela Atricon. Em segundo lugar está Rondônia com 83% e Espírito Santo com 80%.

O anúncio foi recebido com alegria pela presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), conselheira Mara Lúcia, que estava no evento junto com conselheiros e equipe técnica, comemorando também o destaque nacional da Corte de Contas que alcançou 96,18% dos critérios globais de avaliação da instituição sobre transparência do Tribunal e junto aos municípios, tendo também a classificação Diamante.

Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, trata-se de um grande projeto dos Tribunais de Contas, através da entidade associativa, visando à efetiva aplicação da Lei de Acesso à Informação. A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos à avaliação dos portais públicos e estimular que os gestores promovam melhorias nos seus ambientes digitais. O tratamento dessas informações pode gerar outros benefícios, por exemplo, avançar com a oferta de serviços digitais.

Fonte: TCM-PA

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições