Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Pará é único Estado com classificação Diamante em transparência pública

Durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasi (Atricon) divulgou o portal Radar, estudo que analisou 7.939 portais de 4.191 municípios brasileiros, com informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.

O levantamento analisou 106 critérios comuns a todas as instituições e até 21 critérios especificamente elaborados para cada um dos Poderes ou órgãos. 

O Pará foi o único Estado a garantir a classificação Diamante, a maior do levantamento de transparência pública que analisou dados de todos os portais públicos dos Poderes e órgãos, com 100% dos critérios essenciais e alcance de 95% do nível de transparência, conforme dados publicados pela Atricon. Em segundo lugar está Rondônia com 83% e Espírito Santo com 80%.

O anúncio foi recebido com alegria pela presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), conselheira Mara Lúcia, que estava no evento junto com conselheiros e equipe técnica, comemorando também o destaque nacional da Corte de Contas que alcançou 96,18% dos critérios globais de avaliação da instituição sobre transparência do Tribunal e junto aos municípios, tendo também a classificação Diamante.

Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, trata-se de um grande projeto dos Tribunais de Contas, através da entidade associativa, visando à efetiva aplicação da Lei de Acesso à Informação. A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos à avaliação dos portais públicos e estimular que os gestores promovam melhorias nos seus ambientes digitais. O tratamento dessas informações pode gerar outros benefícios, por exemplo, avançar com a oferta de serviços digitais.

Fonte: TCM-PA

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.