Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Paraná respondeu por 7% dos agentes públicos capacitados pelos TCs em 2018

Balanço realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aponta que, durante o ano de 2018, os 33 TCs capacitaram, por meio de suas escolas, 600 mil pessoas, em 5 mil eventos realizados em todo o país. A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), contribuiu com a formação de 41.010 desses participantes – 6,83% do total.

No biênio 2017-2018, a EGP registrou a marca histórica de 107.625 inscrições nos cursos presenciais e online realizados. Esses cursos, gratuitos, beneficiaram servidores públicos e cidadãos dos 399 municípios paranaenses e das 27 unidades da federação brasileira – os 26 Estados e o Distrito Federal.

Meta para  2019

Para este ano, a EGP tem a meta de capacitar mais de 44 mil pessoas, incluindo jurisdicionados e servidores do próprio órgão, ampliando assim os números registrados em 2018. “Continuamos tendo como prioridade da gestão o treinamento dos jurisdicionados porque a maioria das prestações de contas é rejeitada em função de falhas que demonstram não má fé, mas falta de conhecimento”, explica o presidente conselheiro Nestor Baptista.

Criada em 2008, na gestão anterior do conselheiro Nestor Baptista na presidência do TCE-PR, a EGP já realizou 2.995 eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 250 mil pessoas na primeira década de atividade. Nos últimos anos, a unidade consolidou sua plataforma de ensino a distância. Atualmente, o portal da EGP na internet oferece um acervo de 60 cursos online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados.

Ministrados por especialistas em cada área – servidores do próprio TCE-PR ou palestrantes convidados -, os cursos abordam os principais temas ligados à administração pública, como contabilidade, orçamento, licitações, transferência voluntária de recursos, atos de pessoal e obras e estímulo à participação do cidadão no controle social do gasto público.

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições