Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Robô Turmalina do TCE-PB monitora sites de transparência e constata problemas na divulgação de informações

Neste primeiro mês de 2019 o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) já emitiu um total de 137 alertas aos jurisdicionados (Estado e Municípios), sendo 134 destes tratando, especificamente, de problemas com a divulgação de informações nos respectivos Portais da Transparência.

Portais fora do ar, falta de informações sobre receita e despesas, não disponibilização de instrumentos orçamentários (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e/ou Lei Orçamentária Anual), informações sobre contratos e licitação desatualizadas ou inacessíveis, não funcionamento do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), ausência de quadro funcional, foram alguns dos itens que motivaram a emissão dos 134 Alertas.

O grande número de Alertas, referentes à Transparência, emitidos em apenas um mês, já é resultado do trabalho da Robô Turmalina. Desenvolvida inteiramente na Paraíba, por meio de parceria entre o TCE-PB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a robô se utiliza de Inteligência Artificial para analisar cada um dos Portais de Transparência dos jurisdicionados, diariamente, e avaliar a qualidade das informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, além da usabilidade do Portal. A própria Turmalina gera relatórios de cada análise que munem as equipes de auditoria e os conselheiros para o trabalho de Acompanhamento da Gestão. O endereço eletrônico é turmalina.tce.pb.gov.br

A integridade destas informações, disponibilizadas pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais, é fiscalizada sistematicamente pelo TCE-PB que, dentro da dinâmica dos processos de Acompanhamento da Gestão, trabalha ativamente na busca das soluções para os problemas encontrados, emitindo Alertas detalhados aos gestores, orientando-os no sentindo de garantir o acesso da população a dados completos e confiáveis.

Lei da Transparência –  O amplo acesso às informações da Administração Pública é um direito previsto no artigo 5o da Constituição Federal. E este foi facilitado com a entrada em vigor da Lei de Transparência (LC n131/2009), que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n101/2000) e passou a exigir que União, Estados e Municípios disponibilizassem, em meio eletrônico e tempo real, informações pormenorizadas sobre sua execução orçamentária e financeira

Todos os Alertas citados encontram-se publicados nas edições do Diário Oficial Eletrônico do TCE-PB do mês de janeiro, e podem ser consultados no portal do Tribunal, em tce.pb.gov.br, e também pelo aplicativo Nosso TCE PB (disponível para Android e IOS).

 Ascom/TCE-PB

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.