Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MG é convidado para falar das Redes de Controle em Educação em evento da UNCME-MG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) foi convidado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (UNCME-MG) para participar, no dia 09 de setembro de 2022, do Encontro Nacional dos Conselhos de Educação. A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, irá representar o TCEMG no encontro que será realizado no Conselho Municipal de Educação de Contagem, a partir das 8h30min. 

A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, irá falar sobre as Redes de Controle em Educação, e também fará o lançamento da Trilha para Conselheiros de Educação: boas práticas de acompanhamento e fiscalização. A trilha tem como objetivo possibilitar aos participantes, a partir de uma experiência gamificada, desenvolver a autoeficácia e as competências práticas necessárias para acompanhamento e fiscalização das políticas públicas de Educação. 

Além disso, pretende-se promover: a compreensão sobre a função social do controle de políticas públicas de Educação pelos cidadãos; o desenvolvimento da capacidade de análise e avaliação de atos administrativos em relação à aplicação de recursos em políticas públicas de Educação; a aplicação de boas práticas na fiscalização e identificação de falhas costumeiras nas principais políticas públicas de Educação;  além de incitar a capacidade de tomada de decisão e ação proativa, diante de cenários típicos de irregularidades e impropriedades na gestão de políticas públicas de Educação. 

“A organização do Sistema Municipal de Ensino” e o “Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação” também serão pano de fundo para o debate, que também contará com a participação do presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Felipe Michel Braga, do vice-coordenador da UNCME-MG, José Natal Amorim, e da coordenadora da UNCME-MG, Galdina Arrais. 

As inscrições podem ser feitas até dia 07/09, por meio do link https://forms.gle/yrHYPh2RY2whuSyW6

Fonte: TCE-MG

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.