Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RO constata quantidade insuficiente de profissionais para atender à população nas unidades de saúde de Porto Velho

Foram fiscalizadas as UPAs da Zona Sul e da Zona Leste, além do Pronto-Atendimento Ana Adelaide, que também funciona com atendimentos 24 horas.

Em nova fiscalização deflagrada na noite da quinta-feira (29), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), realizou ação a fim de aferir o controle e a presença de profissionais em unidades de saúde do município de Porto Velho – tal qual foi feito na atividade realizada no último sábado (véspera de Natal) – e, novamente, constatou problemas no atendimento à população. Dessa vez, a fiscalização se ateve às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da Zona Sul e da Zona Leste, além do Pronto-Atendimento Ana Adelaide, que também funciona com atendimentos 24 horas.

Durante a ação, a equipe de fiscalização do TCE-RO pôde verificar a ocorrência de situações que são consideradas graves na prestação do serviço de saúde, como, por exemplo, a quantidade insuficiente de profissionais médicos para atendimento à população, haja vista que no momento da fiscalização era grande o número de pessoas esperando atendimento, gerando “filas de espera”.

Como uma das causas para essa demora, observou-se que também havia longas filas para a realização de exames médicos, constatando-se número insuficiente de profissionais dessa área (técnicos de laboratório) para atender a demanda nas unidades de saúde. Também foi verificada quantidade insuficiente de medicamentos e insumos.

Com relação ao cumprimento da escala de plantão nas unidades de saúde fiscalizadas, apenas uma ocorrência foi registrada, a qual será objeto de verificação se está devidamente justificada junto à Secretaria de Municipal de Saúde. A grande maioria dos plantonistas, de fato, estavam trabalhando no horário determinado conforme a escala fornecida pela Prefeitura de Porto Velho.

SOLUÇÕES

Conforme ocorreu na fiscalização da véspera de Natal, em que todas as falhas verificadas foram repassadas às pastas responsáveis – no caso, as Secretarias de Saúde do Município de Porto Velho (Semusa) e do Estado (Sesau) –, também desta vez a SGCE planeja se reunir com a Semusa ainda no decorrer da sexta-feira (30) para abordar as situações e achados encontrados nessa quinta-feira, além de propor soluções para mitigar riscos e futuras ocorrências como vem acontecendo nas unidades de pronto-atendimento.

Na reunião da terça-feira (27), a SGCE fez recomendações para sanar as irregularidades constatadas em relação à escala de plantão, entre as quais, a elaboração de fluxos para efetivar controles, a fim de garantir que os profissionais designados na escala estejam, de fato, trabalhando no plantão.

Quanto ao descumprimento da carga horária estabelecida, foi informada aos gestores da área de saúde a possibilidade até mesmo de responsabilização dos profissionais que estejam incorrendo nessa infração.

Foi ainda informado que, caso haja alguma desconformidade ou confirmadas irregularidades, a devida responsabilização dos agentes públicos se dará no âmbito do Tribunal de Contas, concedendo a eles o direito ao contraditório e à ampla defesa, em obediência ao devido processo legal.

Fonte: TCE-RO

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições