Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-TO: Membros da Comissão de Garantia de Qualidade da Atricon realizam visita técnica

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, recebeu na manhã desta quinta-feira (11), os membros da Comissão de Garantia de Qualidade do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD/QATC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), para uma visita de análise e avaliação, que seguirá até a sexta-feira (12). O conselheiro José Wagner Praxedes e o procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos, também recepcionaram a comitiva.

Integram a Comissão o presidente do TCM-GO e coordenador dessa equipe do MMD-TC, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, o conselheiro Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz (TCM-GO), o conselheiro substituto Rafael Sousa Fonseca (TCE-SE), a auditora de Controle Externo Priscila Fernandes Borges (TCM-GO), e o auditor estadual de Controle Externo Luiz Genédio Mendes Jorge (TC-DF).

O presidente do TCE-TO saudou os membros da comissão e ressaltou a importância do trabalho realizado pela Atricon junto aos Tribunais de Contas (TCs). “Essa iniciativa tem o propósito de melhorar nossas instituições. Vejo de forma positiva uma avaliação externa, feita por membros de outros tribunais, para sabermos o que vai bem e o que não vai. Assim, poderemos buscar as melhorias necessárias”, pontuou.

Napoleão Luz fez uma ligação ainda com o Controle Social. “Se a população for atuante, a tendência das instituições públicas é melhorar o desempenho, já que a sociedade organizada cobra mais, fiscaliza mais, e isso serve para todos, inclusive para nós dos TCs”, destacou o presidente.

“A comissão do MMD-TC vem fazer justamente a confirmação daquilo que vem sendo produzido, isso não tem nenhum objetivo de ranquear tribunal, mas tão somente para que possamos ver a qualidade dos serviços que estão sendo prestados e isso é importante para a sociedade, que poderá ter condições de avaliar cada vez mais a importância dos TCs”, ressaltou o presidente da comissão, conselheiro Joaquim de Castro.

Após a recepção, a comissão do MMD-TC se reuniu com os membros das comissões de Avaliação e de Controle da Qualidade da Corte Tocantinense, onde iniciaram os trabalhos de checagem das informações já repassadas pela comissão interna do TCE-TO. Também participaram da reunião o conselheiro substituto Adauton Linhares da Silva, as auditoras de Controle Externo Diomar Carneiro Mourão de Pinho, Fernanda Almeida e Janete Gomes, e a técnica de Controle Externo Cejane Márcia Aires Alves de Andrade. Integra ainda a comissão, a auditora de Controle Externo, Carolina Vieira de Paula.

MMD-TC

O MMD-TC faz parte do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e tem como objetivo verificar o desempenho dos Tribunais de Contas e identificar seus pontos fortes e fracos, em comparação com as boas práticas internacionais e as diretrizes estabelecidas pela Atricon.

Visa também, monitorar ao longo do tempo a implementação de melhorias, avaliar e disseminar boas práticas de controle e de gestão, bem como estimular a participação social por meio da produção de conhecimento em proveito da sociedade e do poder público de forma ampla. O MMD-TC oferece uma visão geral das áreas mais importantes do desempenho dos Tribunais de Contas, abrangendo tanto os processos relativos às atividades finalísticas de controle externo quanto os de governança e gestão. Ao todo, serão analisados 402 critérios em diferentes áreas.

Fonte: TCE-TO

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições