Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCEMG e PUC Minas firmam parceria para audiodescrição da Casa dos Contos

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e a PUC Minas firmaram uma parceria para a realização do projeto “Tecnologia para Acessibilidade aos Bens Culturais: audiodescrição da Casa dos Contos do Estado de Minas Gerais”. O objetivo do projeto é promover a acessibilidade do acervo da Casa dos Contos pelos deficientes visuais, por meio do recurso da audiodescrição. Em reunião, na sexta-feira (15/03/2019), a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, a assessora administrativa Fabrícia de Oliveira e a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG, Renata Péret Motta, além das professoras da PUC Minas, Carla Santiago e Denise Novaes, discutiram o cronograma e definiram as ações do projeto, que será realizado durante este ano.

A exposição Casa dos Contos foi lançada no TCEMG em 2015, durante inauguração do “Memorial Conselheiro Eduardo Carone”. Ela foi idealizada a partir da exposição homônima do Tribunal de Contas da União (TCU), que tem por curador o auditor federal do TCU, Anselmo Loschi Bessa. A narrativa histórica da exposição mostra as instituições antecedentes à criação do Tribunal de Contas no Brasil, órgão que assegura a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

“Essa interação entre o TCEMG e a PUC Minas é benéfica para todos. O projeto irá contribuir de forma eficaz na inclusão cultural de pessoas com deficiência visual, aproximando ainda mais o tribunal com toda a sociedade. Com a audiodescrição, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da Casa do Contos, exposição permanente mantida na sede do TCEMG”, ressaltou Naila.

Já a professora Carla Ferreti Santiago, do Instituto de Ciência Humanas da PUC Minas, destacou aspectos importantes do projeto. “Ele permitirá aplicar a tecnologia da audiodescrição de cenários em espaços de memória, fazendo roteiros e relatos de objetos e panoramas. Para isso, dentre outras ações, faremos pesquisas históricas e em campo, com os alunos do curso de História da universidade, para definirmos elementos que comporão qualitativamente a audiodescrição”. Dentre as atividades, estão incluídas visitas dos alunos da PUC Minas à Casa dos Contos do TCEMG.

De acordo com o cronograma estabelecido, o relatório final e o projeto de audiodescrição da Casa dos Contos do TCEMG serão apresentados em dezembro deste ano.

Diretoria de Comunicação Social do TCEMG

 

 

 

 

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.