Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU verifica 92 riscos para políticas públicas de desenvolvimento industrial

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro-substituto Weder de Oliveira, levantamento com a finalidade de conhecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento industrial, como elas estão articuladas e quais os riscos e pontos críticos que podem comprometer seus objetivos.

A fiscalização identificou haver doze políticas públicas vigentes em 2020 pertinentes ao setor industrial. Foram verificadas ao todo 92 situações de riscos que, segundo a auditoria do TCU, podem mitigar a efetividade da política industrial brasileira e a eficiência da alocação dos recursos públicos, estimada em R$ 77 bilhões em valores orçamentários e renúncias de receitas tributárias.

A Corte de Contas classificou os riscos em quatro níveis de gravidade: extremo, alto, médio e baixo. São 17% classificados como extremos. Além disso, três em cada quatro riscos foram avaliados no nível alto (76%). Os casos de riscos médio e baixo correspondem a 6,5%.

O Regime de Desenvolvimento Regional (com seis ocorrências) e o Sistema de Apoio Oficial à Exportação (com quatro) são as duas políticas com mais riscos avaliados no nível extremo. “Constata-se que os riscos e pontos críticos inventariados revelam um possível estado de fragilidade estrutural dessas políticas públicas”, comenta o ministro-relator do TCU.

Segundo o relatório da unidade técnica encaminhado para o Ministério da Economia, há indícios de que a gestão dessas políticas possui espaço para melhorar sua efetividade, resolvendo ou mitigando os problemas públicos que impedem o aumento da competitividade do setor industrial brasileiro. Os indícios apontam uma concepção e execução de políticas de maneira inercial, sem condução que as dirija e as avalie em perspectiva finalística.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Controle Externo do Desenvolvimento Econômico (SecexDesenvolvimento). O relator é o ministro-substituto Weder de Oliveira.

Fonte: TCU

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.