Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Tribunais de Contas do Amazonas e Tocantins firmam parceria para promoção de ações de ensino

Por meio de um acordo de cooperação técnica, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) firmou uma parceria com o Tribunal de Contas de Tocantins (TCE-TO) para troca de experiências, informações e tecnologias, aprimorando a capacidade administrativa de ambos os órgãos.

O acordo foi articulado pelo presidente da Corte de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, com o presidente do TCE-TO, conselheiro  José Costagrande de Aguiar, e aprovado por unanimidade pelo Tribunal Pleno do TCE-AM.

“Com esta parceria com o TCE de Tocantins iremos fortalecer, ainda mais, a Escola de Contas Públicas que vem sendo conduzida, com maestria, pela conselheira Yara Lins dos Santos”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

O acordo prevê, além da troca de experiências e informações, a oferta mútua de cursos de capacitação, pós-graduação em nível de especialização, cursos de aprimoramento, atividades de pesquisa e publicações científicas de interesse comum.

Capacitação

O objeto da parceria é, principalmente, desenvolver os procedimentos pedagógicos adotados pelos Tribunais, criando uma maior capacidade na promoção de ações educacionais.

A promoção de atividades e eventos em conjunto com ambos os Tribunais também está prevista. Sejam nas modalidades presenciais ou à distância, seminários, simpósios, conferências e outros eventos da mesma natureza deverão ser realizados em parceria pelos TCE-AM e TCE-TO.

Sempre que houver benefícios no bom desempenho das funções, as instituições devem disponibilizar a participação de servidores, visando a cooperação técnica nas áreas científicas, culturais, docentes, pedagógicas, e administrativas.

Os Tribunais estabelecerão como cláusulas, ainda, a execução de planos e metas, que encaminharam os objetivos principais sem que haja desvirtuamento de finalidade. Para isso, serão feitos acompanhamentos e supervisão de um grupo técnico, composto por representantes designados pelos convenentes.

O acordo de cooperação técnica, que não estabelece nenhuma compensação financeira entre as partes, tem vigência de dois anos e pode ser prorrogado, por meio de Termo Aditivo, por outros três anos, caso haja interesse dos participantes.

Texto: Lucas Silva

 

Mais recentes

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Atricon participa de homenagem ao ministro Jorge Messias durante evento em Teresina (PI)

X ENTC lança edital para apresentação de iniciativas em oficinas

Ministro Alexandre de Moraes é homenageado durante Congresso no TCM-SP

Leia também
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Conheça a composição da diretoria Atricon para o biênio 2022/2023:

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara Municipal de Japurá em quase R$100 mil

Na manhã desta terça-feira (8), durante a 18ª sessão ordinária, o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-AM) desaprovou as contas de 2015 do ex-presidente da Câmara Municipal de Japurá, Raimundo dos Santos Fonseca e aplicou multa de, aproximadamente, R$ 100 mil.

TCE divulga canais de transmissão do webnário sobre meio ambiente realizado nesta quarta (2)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou nesta terça-feira (1) os canais de transmissão do webinário “Recursos Hídricos e Sustentabilidade na Amazônia: do saneamento a outros usos”, realizado nesta quarta-feira (2), às 9h (horário de Manaus). O evento será transmitido, ao vivo, pelo Youtube (https://youtu.be/YgCxD81x0R8) e pelas redes sociais do TCE-AM (Instagram e Facebook). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no moodle da Escola de Contas Públicas (ECP), através do link moodle.tce.am.gov.br.