O Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram os convidados para palestra de encerramento do 2º Simpósio Nacional em Administração Pública (PNAP), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Recife-Pernambuco. O evento reuniu universidades públicas de todo o Brasil para trocar experiências e relatar boas práticas na oferta dos cursos oferecidos na área de administração pública.
Representando as duas instituições, a coordenadora de Educação Continuada, Extensão e Pós-Graduação do Instituto Plácido Castelo (IPC), Eloisa Vidal, e o servidor da diretoria de Fiscalização de Temas Especiais II, Samuel Castelo, relataram a experiência da oferta de cursos de especialização. A iniciativa promoveu cinco formações, com 900 vagas distribuídas por 20 polos de apoio presencial no Estado do Ceará, com 28 turmas funcionando desde abril de 2024.
Dentre os cursos ofertados, os temas Auditoria e Controle Interno, Contabilidade Pública e Controladoria Pública, somam-se aos interesses do PNAP e contribuem para a formação continuada dos agentes públicos, especialmente nos municípios do Ceará. A experiência, financiada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi reconhecida como uma boa prática, e recomendada como replicável para outros Estados, por meio de parcerias com os Tribunais de Contas e as universidades locais, com apoio da Capes.
Fonte: TCE-CE