Caravana do TCM-CE reúne mais de duas centenas de pessoas em Pentecoste

A Caravana TCM da Cidadania, programada para ser realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) ao longo do semestre, teve início nesta semana. O primeiro município-sede a receber o programa de capacitação para gestores e servidores públicos, de um total de dez, foi Pentecoste. Mais de duas centenas de interessados em participar do projeto se inscreveram.
Na  abertura, que contou com a presença de prefeitos e vereadores dos 21 municípios da região participante, o Presidente do TCM-CE, Francisco Aguiar, falou que “o crescimento profissional daqueles que administram a coisa pública tende a refletir de forma positiva nos serviços prestados pelo Tribunal, pois entendemos que a boa qualidade das contas  facilita a apreciação e o julgamento”.
A Caravana TCM da Cidadania também agrega, no conjunto de atividades a serem desenvolvidas, incentivo ao controle social e exercício de práticas cidadãs,  trabalhados em escolas de ensino fundamental e superior por meio de atividades lúdicas e palestras, em linguagem adequada a cada público.
Para o Chefe da Controladoria Regional da União do Estado do Ceará (CGU-CE), Luiz Fernando Menescal de Oliveira, o controle social é uma forma adequada de contribuição para a eficácia dos órgãos de fiscalização, tendo em vista as limitações operacionais dessas instituições.
 
Novidades
A Caravana TCM da Cidadania traz como inovação o desenvolvimento paralelo de atividades à distância, com cursos on-line em ambiente virtual da Escola de Contas e Gestão do TCM (Ecoge), contemplando temas selecionados a partir de pesquisa de opinião realizada previamente. Na ida aos municípios, fase presencial, o foco será a aplicação prática do conteúdo visto pela internet.
Estão em parceria com o TCM-CE nesse projeto Controladoria Regional da União no Ceará (CGU/CE), Assembléia Legislativa/Universidade do Parlamento (Unipace), Ouvidoria do Ministério Público Estadual, Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), Conselho Regional de Administração (CRA/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).