Cartilha do TCE-RJ chegará a 20 mil alunos da rede estadual

18agoCartilhaCPInternetVinte mil alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de 37 escolas estaduais localizadas na Zona Oeste do Rio e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vão aprender a zelar pela boa aplicação dos recursos públicos no Rio de Janeiro. Os estudantes participarão da segunda edição do projeto ‘Contando com o TCE’, uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Nesta terça-feira (18/8), na sede do Tribunal, 47 professores e agentes de leitura foram capacitados a utilizar a cartilha educativa em quadrinhos produzida pela Corte de Contas para desenvolvimento do projeto.  No ano passado, a bem-sucedida experiência piloto envolveu cinco mil alunos de escolas estaduais da Baixada Fluminense situadas em áreas com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Durante o mês de setembro, os professores e agentes de leitura que participaram da capacitação especial desenvolvida pela Escola de Contas e Gestão (ECG) nesta terça-feira vão desenvolver, com o suporte da cartilha, atividades lúdicas com os alunos, como leituras teatralizadas, debates, vídeos, cordel e maquetes. O objetivo é explorar o conteúdo da publicação e transformar os jovens e seus familiares em agentes de cidadania. Ao final do processo, os estudantes apresentarão seus trabalhos e disputarão prêmios.
Idealizadora da cartilha, a jornalista e coordenadora de Comunicação Social, Imprensa e Editoração (CCS) do TCE-RJ, Fernanda Pedrosa, em sua exposição aos professores, disse que o projeto nasceu a partir do entendimento da CCS sobre a necessidade da criação de instrumento com linguagem acessível para que crianças e jovens entendessem a importância das atividades do TCE-RJ e do controle social e, a partir daí, se transformassem em agentes multiplicadores das informações. “Através da linguagem em quadrinhos temos como chegar aos alunos e suas famílias. A ideia é que cada estudante tenha a sua cartilha, para que em casa seus irmãos e pais também leiam. O projeto vai além da sala de aula”, explicou Fernanda Pedrosa.
Para Fabiano Farias de Souza, da coordenação da área de Conteúdo da Secretaria de Educação, o trabalho dos professores e dos agentes de leitura “fortalece a cartilha”. “Não é uma mera distribuição de cartilhas. Por isso, o trabalho é um consenso. Ele é importante, frutifica”. De acordo com Fabiano Farias, esta segunda etapa do ‘Contando com o TCE’ não será levada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio porque eles estão em preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Visita ao plenário – Ao longo do dia de capacitação, os professores e agentes de leitura conheceram o papel e as atividades desenvolvidas pelo TCE-RJ através de palestra da assessora especial da Presidência, Elaine Faria de Melo. Ela detalhou o trabalho realizado pelo Tribunal, mas chamou a atenção para a importância da participação dos cidadãos no controle social dos recursos públicos. “Usamos nossos diferentes instrumentos para cobrir tudo ao máximo. Mas não dá para pegar tudo. Daí a importância do controle social. Precisamos que a sociedade entenda que ela precisa participar do processo”, disse Elaine Faria.
Também palestrante, o procurador-geral do TCE-RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, afirmou à plateia que o controle público é uma garantia da cidadania e da democracia. “Cidadania é o direito de exercer os direitos”, alertou. “Para tornar reais os direitos do cidadão é preciso que se tenha eficiência, na educação, no transporte, na segurança pública, por exemplo. Mas sem controle, não há planejamento e organização que seja eficiente.”
A diretora-geral da ECG, Paula Nazareth, destacou, entre outros temas, a importância da instituição e das escolas de governo na formação, aperfeiçoamento e capacitação dos servidores públicos. Professores e agentes de leitura também visitaram a nova sede da ECG, na Rua da Constituição nº 44, onde foi feita parte da capacitação.
Além de visitar as instalações da ECG, a Biblioteca Sergio Cavalieri Filho, o plenário do TCE-RJ e a Ouvidoria, os educadores participaram de uma roda de conversa sobre a cartilha com qual vão trabalhar. Em debate mediado pelo professor da ECG Neilton Ferreira Macharete, foram transmitidas noções básicas de administração pública, como confecção do orçamento, receitas e despesas, controle interno e externo, além do papel pedagógico e punitivo da Corte de Contas. “O objetivo desse projeto é fazer com que os jovens se conscientizem da importância de cuidar do bem público”, enfatizou Neilton. 
Iniciativa aprovada – Ao conhecer o projeto ‘Contando com o TCE’ e as atividades da ECG, a professora Maria da Penha Carreiras, do Colégio Estadual Duque de Caxias e com 24 anos de magistério, se disse “encantada com a possibilidade de ter mais formação através da Escola de Contas e poder trabalhar a cartilha”. “Acredito na educação. Sempre digo aos meus alunos que a palavra mostra, mas o exemplo arrasta. E por isso passamos nossas práticas aos alunos”. 
Katia Pires Chagas, que atua como agente de leitura no Colégio Estadual Dilma Madeira Salles de Souza, no Parque Anchieta, disse que “as informações foram passadas com simplicidade, favorecendo o entendimento sobre a atuação do Tribunal”. Para ela, a transmissão de conhecimento por meio de revista em quadrinhos foi uma decisão acertada. “Além disso, o conteúdo da história, que possui um gancho emocional, vai prender a atenção dos alunos”, opinou.
Adriana Garcia, do Colégio Estadual Clarice Lispector (Ciep 404), em Duque de Caxias, acredita que o projeto ‘Contando com o TCE-RJ’, somado a outros projetos da escola, terá papel fundamental no combate às depredações e pichamentos. “A direção do CIEP 404 já vem investindo em ações para mostrar aos alunos que não é correto danificar os banheiros e outras instalações da escola. Com esse projeto, esperamos conscientizar ainda mais os alunos”, afirmou Adriana, professora há 20 anos.