Inscrições para Mostra Paraíba Transparente já passam de 650

AParaiba-transparente-21-07té o final da tarde desta segunda-feira, 24, mais de 670 inscrições já haviam sido confirmadas, no site do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FoccoPB, para participar da I Mostra Paraíba Transparente 2015, que vai reunir os municípios paraibanos, entre os dias 26 e 28 próximos, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. O evento tem como objetivo avaliar boas práticas de transparência pública, evidenciar problemas enfrentados pelas prefeituras, bem como possibilitar a troca de experiências e expor soluções e caminhos para a melhoria da transparência pública.
As expectativas dos organizadores da Mostra Paraíba Transparente são positivas, levando-se em conta que as inscrições terminam nesta terça-feira (25), por meio do linkWWW.foccopb.gov.br. Segundo informou o coordenador da CGU, Gabriel Aragão, durante o evento a Controladoria manterá um estande para inscrever os municípios que ainda não aderiram ao programa Brasil Transparente da CGU. O órgão integra o Focco, e trabalha na organização do evento, conjuntamente com o TCE, MPF e a Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa.
Espaço para os Comunicadores – Durante a realização da Mostra Paraíba Transparente, haverá dois tempos para os comunicadores, que terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de ferramentas importantes no acesso às informações sobre transparência municipal. Trata-se do  WorkFocco, às 16h, dentro da programação do dia 26, e ás 10h, no dia 27. Um espaço reservado à apresentação das métricas de transparência, meios que norteiam o acompanhamento da gestão pública, no tocante aos Serviços de Informação ao Cidadão, os SICS, a Escala Brasil Transparente da CGU e os meios para avaliação da transparência dos municípios paraibanos. O WorkFocco será apresentado pelo conselheiro André Carlo e Gabriel Aragão, da CGU.
Segundo explicou Gabriel Aragão, essa oficina aos comunicadores permitirá que a imprensa conheça as ferramentas que podem ajudar nas avaliações das informações que serão disponibilizadas pela CGU e pelo TCE, ao longo do semestre, até o final do ano. São dados de acompanhamento, avaliações que precisam ser decodificadas pelos próprios comunicadores.
De acordo com a programação elaborada pelos coordenadores do Focco/PB, a Mostra começa no dia 26, às 14h, com palestras sobre “Os SICS e a Escala Brasil Transparente da CGU e “O TCE-PB e a avaliação da Transparência nos Municípios Paraibanos”. Às 16h acontecerá o IV WorkFocco para comunicadores, espaço concebido ao debate sobre métricas de transparência, destinado à imprensa local e aos estudantes de Jornalismo. Em seguida, dois mini-cursos: O Brasil Transparente – Módulo I, e Transparência Básica encerram as atividades do primeiro dia.