Colégio de Presidentes elege novos dirigentes

Por aclamação, forma eleitos os Conselheiros Edilson Silva (TCE-RO), que ocupará a presidência do Colegiado de Presidentes; Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO), vice-presidente; e Severiano Costandrade (TCE-TO), secretário.

O Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil reuniu-se esta terça-feira (26), na sede do Instituto Serzedelo Corrêa (TCU), em Brasília, com a eleição da nova composição de dirigentes na pauta. A presidente em exercício do colegiado, Yara Lins (TCE-AM), conduziu o processo, que teve início com uma apresentação do relatório da gestão, pelo Conselheiro Caldas Furtado (TCE-MA), que encerrou o mandato este mês de fevereiro. Os presidentes da Atricon, Fábio Nogueira; e do IRB, Ivan Bonilha, participaram da mesa; além do Ministro Augusto Nardes (TCU), como anfitrião do encontro.

Caldas Furtado saudou aos presentes na pessoa do Conselheiro Sidney Beraldo (TCE-SP), primeiro presidente do Colégio. No relatou que, na sua gestão, as parcerias estabelecidas com a Atricon foram fundamentais, o que se repetiu com as outras entidades ligadas ao Sistema Tribunais de Contas: IRB, Abracom e Audicon. A elaboração e o registro cartorial do Regimento Interno, foi outro passo importante.

A palavra foi cedida ao Ministro Augusto Nardes (TCU), anfitrião do evento, para falar sobre propostas de Boa Governança, que serão apresentadas pelo conjunto do Sistema Tribunais de Contas, sob a liderança da Atricon, ao Governo Federal, durante um evento que acontecerá, provavelmente, em abril.

O Conselheiro Carlos Ranna (TCE-ES), coordenador da Comissão Geral do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, fez uma breve exposição acerca do processo de certificação do MMD-TC, “bastante avançado inclusive com manual de metodologia já elaborado”, realçou. A apresentação foi um agradecimento pelo empenho que os TCs têm reservado à questão, além de um novo pedido de apoio para futuras medidas de adequação.

Resultado da eleição –  O Conselheiro Fábio Nogueira, que representou o presidente do TCE-PB, com direito a voto, saudou aos eleitos: Conselheiro Edilson Silva (TCE-RO), ocupará a presidência do Colegiado de Presidentes; Joaquim Alves de Castro Neto, vice-presidente (TCM-GO); e Severiano Costandrade (TCE-TO), secretário. Ele ressaltou o espírito de harmonia “sempre estabelecido entre a Atricon e o Colégio, buscando o fortalecimento e o aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas”.