Nesta quarta-feira (30), a comissão externa de garantia do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) encerrou a visita de avaliação do desempenho no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES). Eles entregaram uma declaração de garantia ao presidente do Tribunal, conselheiro Sérgio Aboudib.
Nomeada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a equipe é formada pelo conselheiro-presidente do TCE-RN, Gilberto Jales, pela conselheira-substituta do TCE-AC, Maria de Jesus Carvalho de Souza, e pelo técnico do TCE-MS, Douglas Avedikian. Os servidores chegaram na Corte na última terça-feira (29).
O que é MMD?
Desenvolvido pela Atricon e com participação de todos os TCs, o MMD tem como objetivo fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para melhorias na atuação das Cortes de Contas. A primeira etapa do trabalho é a autoavaliação, em que o Tribunal responde e comprova, se for o caso, a prática de determinadas ações.
Resultados
Com base na autoavaliação, uma comissão externa formada por conselheiros e servidores de outra Corte faz uma visita para garantir a qualidade das informações apresentadas. O resultado final será divulgado em Goiânia, no XXIX Congresso dos TCs, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro, nas dependências do TCE-GO, em Goiânia.
Comissão de Avaliação
Adecio de Jesus Santos
Augusto Eugênio Tavares Neto
Cláudia Stancioli César
Fatima Cristina Araujo Mavigno
Karina Ramos Travaglia
Controle de qualidade
Alessandra Prado Teixeira;
Ariadina Astori Porto;
Cristiano Dreigenn de Andrade;
Leonardo Dadalto