A Comissão do Meio Ambiente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizou sua primeira reunião, nesta semana, para apresentar o Plano do Projeto do Meio Ambiente. O encontro, realizado de forma virtual, contou com a participação de 23 pessoas, entre elas o presidente da instituição, Edilson Silva.
A proposta apresentada contempla ações voltadas à realização de levantamentos e diagnósticos, com objetivo de dotar os Tribunais de Contas de elementos necessários à compreensão do panorama ambiental e dos principais gargalos que afetam a condução das políticas públicas ambientais, consolidando a atuação das Cortes na temática ambiental.
Edilson Silva destacou a importância de estruturar ações lançando o olhar para a agenda 2030 e considerando todos os biomas brasileiros. “Nossa proposta é editar um documento que auxilie os Tribunais de Contas na temática ambiental, para que conduzam seus trabalhos em direção a entregas relevantes à sociedade”, resumiu.
Durante a reunião, destacou-se ainda a realização do III Congresso Ambiental, organizado pela equipe do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), que será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Macapá. O evento debaterá, entre outros, temas relevantes para o Bioma Amazônia e servirá para validar entregas a serem conduzidas pela Comissão de Meio Ambiente da Atricon.