Comitê de Comunicação da Atricon participa de reunião do CNPTC

O supervisor do Comitê de Comunicação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, participou, na manhã desta terça-feira (23), da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional dos Presidentes dos TCs (CNPTC) em 2021.

O encontro também teve a participação dos presidentes da Atricon, Fábio Nogueira e do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha. O objetivo foi reforçar a atuação em conjunto entre o grupo e os integrantes da entidade para potencializar as ações desenvolvidas.  A videoconferência também foi acompanhada pelo coordenador do Grupo, Marco Antônio Sabino, e pela assessora Priscila Oliveira.

Após a eleição da nova gestão do CNPTC e debates sobre projetos, Marco Sabino fez um breve relato sobre a atuação do Comitê e solicitou apoio às pautas provocadas pelo grupo com o objetivo de ampliar a inserção positiva de temáticas ligadas ao controle externo na mídia. “De forma frequente realizamos levantamentos de informações junto aos Tribunais de Contas. A participação de cada instituição é fundamental para continuarmos alcançando bons resultados”.

A necessidade de cooperação dos Tribunais de Contas foi reforçada pelo supervisor do Grupo, Cezar Miola. “Iniciamos nesta semana a aplicação da pesquisa “TCs em Números”. A intenção é apresentar em um único documento as principais práticas como forma de expressar minimamente o papel relevante prestado pelas Cortes de Contas. E, com isso, contribuir para o seu fortalecimento junto à sociedade como instituições essenciais à fiscalização e à gestão de recursos públicos”, disse.

O Comitê de Comunicação objetiva propor e executar ações a partir da identificação de boas práticas de controle externo desenvolvidas pelas Cortes de Contas. A criação do grupo é uma iniciativa da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Texto: Priscila Oliveira