Comitê de Obras Públicas do IRB deverá publicar manuais em 2014

Presidido pelo conselheiro Luiz Herbst (TCE-SC) e sob a coordenação do auditor de controle externo Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC), o Comitê de Obras Públicas do Instituto Rui Barbosa apresentou, na tarde desta quarta-feira, durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, o andamento de seus trabalhos para a uniformização dos processos de auditoria de obras públicas pelos Tribunais de Contas de todo o Brasil.
Desde maio, o Comitê vem realizando – em parceria com Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop) – reuniões com seus grupos de trabalho que devem culminar na elaboração de orientações que busquem unificar o formato de trabalhos dos Tribunais. “A nossa tarefa é elaborar manuais e sistemas de informática que possam ser usados por todos os Tribunais para a realização de auditorias de obras públicas”, explicou o presidente do Comitê, conselheiro Herbst.
Atualmente, explicou o coordenador do comitê, praticamente todos os Tribunais de Contas contam com sistemas informatizados para a auditoria de obras, mas nenhum é o ideal. O coordenador ainda afirmou que mais sete reuniões já estão agendadas, e quatro manuais estarão prontos até o fim de 2014, sendo um com informações gerais e os demais com orientações específicas para obras de edificação, infraestrutura, entre outras.
“É importante destacar que estes manuais são orientativos, ou seja, nosso objetivo não é engessar o trabalho dos Tribunais de Contas, mas permitir uma uniformização. Esperamos que, com este trabalho, os Tribunais utilizem os mesmos parâmetros para a auditoria de obras”, concluiu o auditor.

Leave a Reply