Comitê Estratégico do TCE-TO avalia cumprimento de metas de 2013

Com a presença da direção do TCE/TO e dos gerentes de metas, a reunião mensal do Comitê Estratégico, realizada nesta segunda-feira, 21, avaliou o cumprimento das ações previstas para 2013. Desta vez, foram apresentados dois projetos e 12 metas em execução, sendo que sete delas estão em conformidade.

Um dos projetos é o do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que está sendo implantado no TCE/TO, a custo zero, a partir de um Acordo de Cooperação Técnica assinado, em setembro deste ano, com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), do Rio Grande do Sul.

Com essa parceria, estima-se que o TCE/TO tenha economizado cerca de dois milhões de reais, custo médio de um sistema complexo para mais de 500 usuários. O sistema, cedido pelo TRF4, simplificará atos administrativos, reduzirá o tempo de tramitação entre unidades e facilitará a virtualização de processos e documentos. A substituição dos processos físicos por eletrônicos na área administrativa também possibilitará uma economia estimada em 400 mil reais/ano em materiais de escritório, como papéis e capas de processos, de acordo com levantamento  feito pela equipe de implantação do projeto.

Na área finalística, onde a virtualização vem sendo implantada há mais tempo, 57% dos processos em tramitação já são eletrônicos, somando 3.908 documentos digitais. O Portal e-Contas, que permite a consulta pública dos processos, também vem registrando grande número de visualizações. São mais de 8.500, várias delas originadas do exterior.

As metas em não conformidade também tiveram espaço para serem discutidas. Algumas sugestões de melhorias, propostas durante reuniões passadas, já demonstraram melhora nos resultados, que puderam ser acompanhados em gráficos durante as apresentações.

O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, encerrou a reunião, destacando a importância do planejamento estratégico dentro do Tribunal e o empenho dos gerentes de metas, que se dedicam às ações de forma voluntária. O presidente ainda lembrou que resta apenas mais um encontro do comitê e que no dia 12 de dezembro será realizado o seminário anual, para a apresentação dos resultados a todos os servidores.

Leave a Reply