O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) dá um passo significativo na direção da transparência e acessibilidade ao disponibilizar, em seu site oficial, resumos de notícias em linguagem simples. Essa iniciativa pioneira segue a Nota Recomendatória n. 04/2023 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que orienta a adoção de uma comunicação mais clara e acessível para a população nos relatórios de auditoria, pareceres, decisões, atos administrativos e comunicações em geral.
Linguagem simples é o nome dado no Brasil a um conjunto de técnicas de redação e de design da informação para produzir textos claros. Abrange não apenas textos noticiosos, mas todos os documentos oficiais produzidos por órgãos públicos. O objetivo é que as pessoas consigam encontrar, entender e usar as informações de que precisam sem ter que ler o texto várias vezes ou pedir ajuda a um especialista.
Ao utilizar uma comunicação direta e de fácil compreensão na divulgação de suas notícias, o TCE/SC busca, além de facilitar o entendimento das suas ações e decisões, fortalecer a confiança e o engajamento dos cidadãos. Essa abordagem inclusiva garante que todos, independentemente do nível de familiaridade com termos técnicos, possam acessar e compreender as informações divulgadas pelo Tribunal.
O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, destacou a importância da iniciativa: “Estamos comprometidos em tornar nossas atividades mais transparentes e acessíveis. A adoção de resumos em linguagem simples nas nossas notícias é um passo no sentido de assegurar que cada vez mais catarinenses possam acompanhar e entender o trabalho que realizamos em prol da boa gestão dos recursos públicos.”
Com a medida, inspirada em iniciativa adotada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e implantada pela Assessoria de Comunicação (Acom), em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o TCE/SC reafirma seu compromisso com a comunicação eficaz e acessível, contribuindo assim para o pleno exercício da cidadania.