Conferência magna do ENTC aborda os efeitos do gerenciamento emocional na produtividade e nas relações de trabalho

O conhecimento sobre o processo de tomada de decisão, pautado na forma como gerenciamos as emoções pode mudar substancialmente a forma como atingimos resultados. Essa foi a principal mensagem passada pela neurocientista Carla Tieppo durante a palestra magna do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (www.entc2022.com.br), realizada na noite desta quarta-feira, 16.

Tieppo iniciou a apresentação fazendo um relato ocorrido durante a pandemia, quando, por meio de uma aluna, servidora de Tribunal de Contas, entendeu a importância da atuação dos TCs para a sociedade. A aluna queria saber como a neurociência poderia ajudar a reconhecer o que seria uma entrega de equidade para populações ribeirinhas. “Em nome dela, eu agradeço a todos vocês, pelo trabalho incrível que fazem por esse país”, disse.

Ela apresentou dados preocupantes com relação à saúde mental. Ainda antes da pandemia, 90% da população mundial declarava viver sob estresse, sendo o Brasil o segundo país no mundo com maior nível do problema. Cerca de 10% das pessoas tinham diagnóstico de ansiedade e a estimativa de Burnout, também anterior à pandemia, era de 20 a 33 milhões de trabalhadores brasileiros afetados com a síndrome ligada diretamente às situações de trabalho.

A palestrante definiu o estresse como o ponto de congelamento onde o indivíduo não sabe o que fazer. “Tem a ver com falta de recursos, ausência de capacidade de resolução de problemas”, disse.

Ainda segundo a neurocientista, podemos definir emoção como a base do processo de tomada de decisões e uma potente ferramenta de aprendizagem. Somos mais capazes, ou seja, mais produtivos, quando estamos de acordo com nossos sentimentos. Mas como lidar com as emoções? Para Carla Tieppo, “o trunfo está em poder senti-las. Devemos ser perspicazes para sentir o primeiro sinal”, ressaltou.

Momentos de pausa, com respiração profunda são importantes, assim como se desconectar para tentar entender o que está provocando angústia e outros sentimentos. Ela ainda abordou o gerenciamento emocional, que nada mais é do que usar as emoções como dados, em vez de negligenciá-las. “Todas as emoções estão a seu serviço e existem para poder te ajudar”, disse ao elencar os benefícios do controle emocional: autoconhecimento e autogestão, comunicação empática, resiliência e produtividade.

Para finalizar, propôs uma liderança humanizada, que “é aquela que coloca o ser humano no centro da questão. É ele quem precisa de suporte.” O líder, segundo a neurocientista, precisa ser o “maestro de emoções”, que inspira e mobiliza. Essa liderança passa por construir times, aceitar formas diferentes de agir e atuar e pelo apoio emocional, “percebendo o momento em que as pessoas estão mais vulneráveis”, concluiu.

Sobre o Encontro Nacional

O VIII ENTC será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”.

O evento conta com pelo menos 1,2 mil inscritos nas modalidades presencial e online. Entre os palestrantes confirmados estão os ministros do STF, Luiz Fux, e do TCU, Bruno Dantas e Antonio Anastasia, o cientista político Fernando Schuler e o advogado, filósofo e professor universitário, Silvio Almeida. Ao todo a programação abrange 8 painéis e conferências, 5 oficinas, 13 reuniões técnicas, além da Assembleia Geral da Atricon. Confira a programação completa.

Durante o VIII ENTC também serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas e interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo.

As atividades são promovidas pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC, com o apoio do Tribunal de Contas do Mato Grosso. O encontro tem como patrocinadores o Sebrae, a CNI e o BID.

Sobre a palestrante:

Carla Tieppo é doutora em Neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.

É CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria que oferece ao profissional e às empresas uma nova forma de pensar o Gerenciamento de Pessoas, a Liderança e a Alta Performance. É sócia-fundadora da Educação Inédita que apresenta ao mercado educacional uma nova forma de pensar a educação a partir da perspectiva da Neurociência, tanto para professores, quanto para mantenedores de escolas, alunos, pais e cuidadores.

Ministra cursos de neurociência no Instituto Conectomus, empresa que tem como objetivo, transformar a vida das pessoas por meio dos cursos e formações. É consultora na Design Myself, marca que divulga o conhecimento neurocientífico através de produtos inspirados na temática cérebro e seu funcionamento.

É faculty da Singularity University Brazil e professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas.

Em 2019, lançou seu primeiro livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”.

fotos: Tony Ribeiro – Fotografo TCE MT

Acesse aqui as imagens do VIII ENTC