O Convento da Penha

Um monumento ao Espírito Santo

Com 453 anos, o Convento da Penha reflete a força e a religiosidade do povo capixaba. A construção encontra-se a 154 m de altura, em um monte cravado no mar e rodeado por uma belíssima paisagem típica da mata atlântica. Idealizado pelo frei espanhol Pedro Palácios no século XVI, a história do Convento é marcada por uma narrativa mítica. O religioso espanhol teria sonhado com o monumento e, por essa razão, construiu uma pequena capela com uma imagem da Virgem Maria aos pés do morro. De acordo coma lenda, a imagem teria sumido algumas vezes sendo encontrada sempre no topo da pedreira. O frei entendeu que a igreja de seus sonhos deveria ser então erguida no alto monte e assim nasceu o Convento de Nossa Senhora da Penha, hoje padroeira do Espírito Santo.

Considerado uma marco da arquitetura colonial brasileira, a construção foi tombada como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943.

Atualmente, o Convento da Penha é o principal ponto turístico e religioso do estado, recebendo milhares de turistas todos os anos. Pela sua imponência, o santuário integra o folclore capixaba e é fonte de inspiração para músicas, poesias e outras manifestações artísticas.

(Texto de Sílvia Gonçalves, jornalista, especialista em Políticas Públicas e mestranda em Ciências Sociais)


Leave a Reply