Próximo evento de lançamento será em Palmas
Mais de 100 pessoas, entre ministros, membros de Cortes de Contas, advogados, professores, jornalistas e estudantes conferiram o lançamento, em Brasília, do livro “O Ovo da Serpente” de autoria da conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), Doris de Miranda Coutinho. O Ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, que recentemente recebeu o Colar do Mérito na ocasião dos 27 anos do TCE/TO, também esteve presente, assim como o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Antonio Renato Alves Rainha.
Do TCE/TO participaram o conselheiro presidente, Manoel Pires dos Santos, o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho e o procurador de Contas José Roberto Torres Gomes.
O evento foi realizado na livraria Le Calmon e faz parte de uma série de lançamentos previstos para este mês de maio, incluindo Curitiba no dia 6 e São Paulo no dia 9 e, ainda, Palmas, com data a ser definida.
A obra já foi lançada internacionalmente durante o “Brazil Conference”, encontro organizado pelos alunos brasileiros de pós-graduação das universidades de Harvard e MIT, em Cambridge, Massachussets, nos Estados Unidos.
Sobre o livro
O Ovo da Serpente aborda as razões que levaram a corrupção a se alastrar pelo Brasil. Nesse denso mosaico, embora de fácil leitura, a autora examina o atual contexto jurídico-político do ponto de vista do controle público.
O livro, empunha, ainda, a bandeira da transparência e propõe uma série de ações entre o estado e a sociedade que permitam a criação de um novo paradigma de controle.
Sobre a autora
A conselheira Doris de Miranda Coutinho, natural de Rio Negro, Paraná, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em dezembro de 1985. Concluiu curso de extensão universitária na Universidade Federal do Paraná e ainda pós-graduação lato sensu, promovida pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, em Estudos de Política e Estratégia. Reside no Tocantins desde abril de 1989, data em que iniciou sua carreira jurídica junto ao Tribunal de Justiça do Estado. Em 12 de abril de 1999, tomou posse como procuradora de contas junto ao TCE/TO, cargo para o qual foi aprovada em concurso público e no qual permaneceu até ser empossada como conselheira, em 30 de dezembro de 2002. Foi eleita presidente do TCE/TO, para o biênio 2007/2008, na sessão do Tribunal Pleno de 12 de dezembro de 2006. A posse ocorreu em sessão especial realizada no dia 8 de fevereiro de 2007. Em 2 de abril de 2014 foi eleita e empossada no cargo de corregedora do TCE/TO, cargo que exerceu até fevereiro de 2015. Em agosto do mesmo ano tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).