Conselheira participa do lançamento do Programa Rede Solidária e diz que responsabilidade social é de todos

A02o participar nesta sexta-feira (13/11) pela manhã, na Favela Cidade de Deus, no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande – MS, do lançamento do Programa Rede Solidariedade e inauguração da Unidade Ruth Cardoso, pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja e presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a conselheira e diretora da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Marisa Serrano elogiou o investimento e parcerias realizadas, e destacou que “a responsabilidade social é de todos”.

De acordo com a conselheira, “cabe ao Tribunal de Contas, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a qualidade dos serviços prestados a sociedade, no entanto, programas sociais como este, merecem o nosso elogio e expectativa de resultados positivos, onde através de módulos serão levados a educação, cultura, esporte, saúde e prevenção, segurança, trabalho e renda, e em especial, a valorização da família devem ter a participação não só dos governos (Federal, Estadual e Municipal), mas também das organizações não governamentais e da iniciativa privada, a exemplo da Meimei”, – Sociedade Assistencial Meimei que iniciou as suas atividades em 1995, em Campo Grande.

Para o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso o programa Rede Solidária, tem tudo para seguir adiante, pois prevê uma forma de dar novas oportunidades as pessoas. Ele também lembrou que desde à época em que a sua esposa (Ruth Cardoso) atuava nos programas sociais, “sempre defendeu formas inovadoras para melhorar as condições de vida da população”. Ele disse ainda sobre a necessidade de uma comunidade solidária como um todo, não só por conta do poder público, “pois nem tudo se resolve com dinheiro”, afirmou.

A Unidade Ruth Cardoso está instalada nas imediações da Favela Cidade de Deus e leva o nome da ex primeira dama do Brasil (Já falecida), fica na Rua Adelaide Maia Figueiredo, 1.879, no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande – MS. Também participaram do evento a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, a primeira dama do Mato Grosso, Samira Martins, deputados federais, estaduais, desembargadores, procuradores, defensores, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades, que marcaram a solenidade bastante concorrida.

“É o ponto mais vulnerável da cidade, tanto em índices de violência, saúde, e geração de renda. O governador Reinaldo Azambuja foi muito sensível à questão social e logo no primeiro ano de mandato já autorizou o lançamento desse programa tão grandioso como o Rede Solidária”, descreveu Rose Modesto, chefe da Sedhast, pasta que gerencia o programa. O Rede Solidária vai operar com as secretarias de Governo, empresas da iniciativa privada e terceiro setor.

Segundo o perfil socioeconômico de Campo grande de 2014. O bairro Dom Antônio Barbosa tem a menor renda per capita da Capital, R$ 332,65. Nesta primeira etapa serão atendidas 850 pessoas (média), em sete módulos que operam com 28 projetos. A unidade tem espaços construídos em alvenaria, mas também inovou e acrescentou containers projetados pelo arquiteto Celso Costa, onde também funcionarão os projetos. A meta é atender as pessoas que recebem o Vale Renda – benefício para pessoas em situação de risco social. O Governo do Estado pretende instalar outras três unidades até 2018, já que o programa estima o atendimento de aproximadamente 60 mil pessoas.