Conselheiro Cezar Miola participa de seminário do Grupo RBS

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, participou do debate organizado pela RBS em comemoração aos 30 meses de atuação do Grupo de Investigação que reúne profissionais de rádio, TV e jornal especializados em apurações especiais.  O evento aconteceu na sede da RBS TV, em Porto Alegre, e reuniu autoridades políticas e de segurança do Rio Grande do Sul.

Na abertura do seminário, a editora do GDI, Dione Kuhn, destacou os resultados do trabalho da equipe. Em dois anos e meio de existência, o GDI abriu 72 novas frentes de apuração, que se desdobram em matérias de alto impacto econômico, político e social. As reportagens resultaram em 25 aberturas de investigação por parte das polícias Civil e Federal, 62 denúncias do Ministério Público (Estadual e Federal) e cinco operações policiais, entre outros procedimentos de fiscalização.

De acordo com o conselheiro Cezar Miola, “o jornalismo investigativo se conecta com o trabalho dos órgãos de controle. Temos uma grande proximidade, embora em campos diferentes, porque ele ajuda a verificar eventuais irregularidades, fraudes, levando ao conhecimento dos órgãos de controle, contribuindo para que a sociedade possa exercer aquilo que denominados de controle social”. O conselheiro também ressaltou a importância do efetivo cumprimento dos objetivos da Lei de Acesso à Informação, ampliando-se cada vez mais as entregas à população, independente de requerimento e de forma a alcançar diretamente o cidadão.

Também participaram dos debates, a Secretária de Comunicação do Governo do Estado, Tânia Moreira; a Chefe de Polícia da Polícia Civil, Nadine Anflor; o Procurador-Geral do Ministério Público, Fabiano Dallazen e o desembargador-chefe da Comunicação do Tribunal de Justiça, Túlio Martins; mediados pelo jornalista e apresentador Elói Zorzetto.

Texto  Priscila Oliveira (TCE-RS)