Conselheiro Edilberto Pontes participa da abertura do IX Bibliocontas

A 9ª edição do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (IX Bibliocontas) está acontecendo nesta segunda e terça-feira (19 e 20/10), promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o TCE do Paraná. Na abertura, participaram o supervisor de Jurisprudência da Escola de Gestão Pública (EGP), Fernando do Rego Barros Filho, representando do presidente do TCE-PR, Nestor Baptista; e o vice-presidente do TCE Ceará, de Auditoria do IRB, e presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Edilberto Pontes.

“Biblioteca, arquivo, documentação. Tudo isso é o coração dos Tribunais de Contas. O setor tem uma importância estratégica para o intercâmbio de Informação, uma jurisprudência consolidada, troca de livros e artigos. A gente que vive na era da tecnologia, da transformação, devemos encarar a Biblioteca como o centro de conhecimento”, destacou Edilberto Pontes, que completou sua fala ressaltando a importância do evento. “Serão discutidos temas relevantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Jurisprudência no Controle Externo. Os Tribunais de Contas são repositórios de muitos dados e informações, além de uma visão estratégica é um dever legal. Sobre o tratamento de Jurisprudência, há um esforço de uniformização entre os Tribunais de Contas, assim teremos mais segurança, mais fundamentadas serão nossas decisões”, finalizou pontuando o quão relevante serão os “dois dias de muito aprendizado e interação”.

O evento busca fomentar a cooperação entre os serviços de informação, pesquisa e documentação, com vista a apoiar o controle externo, atividade essencial dos Tribunais de Contas. O encontro bienal também visa integrar as Unidades de Informações das Cortes de Contas dos Países de Língua Portuguesa e do Mercosul, promovendo a troca de experiência entre seus membros.

Saiba mais sobre a programação.

* Com informações e fotos do TCE-PR.

 

Saiba mais: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4355-conselheiro-edilberto-pontes-participa-da-abertura-do-ix-bibliocontas