Conselheiro Iran Coelho das Neves é reeleito presidente do TCE-MS

Com chapa única e por unanimidade de votos, o conselheiro Iran Coelho das Neves foi reeleito presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso Sul para o biênio 2021/2022 em sessão especial no modelo presencial, realizada na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro. O novo Corpo Diretivo do TCE-MS terá ainda o conselheiro Jerson Domingos, pela primeira vez como vice-presidente, e o conselheiro Ronaldo Chadid reconduzido  ao cargo de corregedor-geral.

Na sessão, os conselheiros também realizaram o sorteio dos membros que vão compor as Câmaras no novo biênio. A Primeira Câmara ficou composta pelos conselheiros Jerson Domingos, Osmar Jeronymo e Flávio Kayatt. Na Segunda Câmara ficaram os conselheiros Waldir Neves, Marcio Monteiro e Ronaldo Chadid.

Em seguida ao pleito, o conselheiro Ronaldo Chadid parabenizou a reeleição do presidente, destacando a união e o respeito entre os membros da Corte. “União é a palavra que resume a eleição desta manhã, que após muita conversa chegamos à conclusão pela reeleição do presidente Iran Coelho das Neves, uma vez que a sua primeira gestão que se encerrará no dia 31 de dezembro foi coroada de êxito”.

Com a palavra, o conselheiro Waldir Neves também engrandeceu o trabalho realizado  pelo presidente Iran em sua primeira gestão na condução do Tribunal de Contas. “Desejo sorte ao conselheiro Iran e que ele continue seu trabalho a frente do TCE-MS com muito empenho e dedicação, e que nós possamos continuar trabalhando unidos, fazendo o nosso papel e dando resultado para a sociedade”.

Em nome do Ministério Publico de Contas (MPC), o procurador-geral João Antônio de Oliveira Martins Júnior parabenizou a reeleição e a formação do novo Corpo Deliberativo da Corte. “Tenho certeza absoluta que o conselheiro Iran Coelho das Neves e sua equipe não terão dificuldades para continuar conduzindo o TCE-MS. Conte sempre com o Ministério Publico de Contas, desejo muita sorte e saúde para todos nós e para vossa excelência nessa jornada”.

No final da sessão o presidente, Iran Coelho das Neves agradeceu a confiança nele depositada pelos conselheiros e ressaltou que os avanços obtidos em sua gestão são frutos de um trabalho unido com os demais conselheiros, com o Ministério Público de Contas e os servidores da casa. E para a próxima gestão o presidente assegurou ainda mais empenho e entusiasmo: “Quero renovar aqui os mesmos compromissos que fiz há dois anos de dar tudo de mim para que possamos ter um Tribunal a altura das expectativas da sociedade”.

Clique AQUI e assista a sessão especial na íntegra.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FUCMAT – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso.

Bacharel em Ciências Econômicas em 1977.

Bacharel em Direito em 1987.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

INICIATIVA PRIVADA:

Escritório Contábil Mato Grosso/Dourados de 1967 a 1973, exercendo diversas atividades de natureza escritural, fiscal e contábil, finalizando como encarregado geral do escritório.

Discar S/A – Concessionária de Automóveis/Campo Grande, de Janeiro a Dezembro de 1974 – encarregado geral do setor contábil e financeiro.

Camave S/A – Concessionária CBT/Campo Grande, de 1975 à 1977 -exercendo atividades de natureza contábil na matriz, gerente geral da filial de Aquidauana e finalizando como chefe do setor financeiro.

KARTRO S/A – Importadora e Exportadora/Campo Grande -1988 -gerente geral da filial de Mato Grosso do Sul.

SERVIÇO PÚBLICO:

Comissão de Divisão do Estado – Membro da Comissão patrimonial do Estado de Mato Grosso do Sul — Encarregado geral do levantamento patrimonial da Grande Dourados, onde promoveu treinamento e seleção de pessoal.

Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul – Chefe geral do setor financeiro – participou da equipe de implantação das atividades orçamentária financeira, contábil e patrimonial do Comando Geral da Policia Militar e do Detran.

Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso do Sul – Membro da equipe de implantação e criação da Secretaria, Inspetor Geral de Finanças – Diretor Geral de Administração e Chefe de Gabinete do Secretário – em todos os cargos como ordenador de Despesas por delegação.

Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul – Membro da equipe de implantação das atividades Técnicas e Fiscalizadora do Tribunal de Contas atuando na elaboração de Manuais de Normas Técnicas e cursos de treinamento para os primeiros técnicos do Tribunal.

Nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor Chefe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas, período em que desenvolveu e coordenou diversos cursos seminários e treinamento não só para os funcionários do TCE como para os técnicos dos órgãos jurisdicionados.

Nomeado através de concurso público, para exercer o cargo efetivo de Técnico de Inspeção e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica.

Nomeado, através de concurso, para exercer o cargo efetivo de Perito de Auditoria e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica.

Nomeado para exercer o cargo em comissão de Diretor do DAFO -Departamento de Auditoria Financeira e Orçamentária – neste carga coordenou dirigiu todas as ações da atividade fim do Tribunal de Contas, (Fiscalização Orçamentária, Financeira e Patrimonial) elaboração de normas técnicas, treinamentos, cursos e seminários para os funcionários e órgãos jurisdicionados, atualizando-os às novas exigências das legislações pertinentes.

Nomeado através de concurso público de provas e títulos para exercer o cargo vitalício de Auditor do Corpo Especial Tribunal de Contas, onde exerce as atividades constitucionais do cargo na elaboração de estudos e pareceres indispensáveis à atividade fim do Tribunal de Contas e, ainda, nos impedimentos, férias, vacâncias e licenças, a Função de Conselheiro Substituto, onde desenvolve atividades de apreciação e julgamentos dos responsáveis pela gestão dos bens e recursos públicos.

Designado como Auditor Coordenador do Corpo Especial, onde administra todas as atividades inerentes às funções desenvolvidas pelos senhores Auditores.

Nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas em Julho de 2009.

Diretor Geral da Escoex nos anos de 2010, 2011 e 2012.

Exerceu a Vice-Presidência no Biênio 2011/2012.

Corregedor-Geral nos Biênios 2015/2016 e 2017/2018.

Presidente Biênio 2019/2020.

Reeleito Presidente Biênio 2021/2022.

ATIVIDADE DOCENTE

Professor da matéria de contabilidade de custo no curso de Técnico de Contabilidade do Colégio Estadual Lucia Martins Coelho em Campo Grande/MS no período de 1988 e 1989.

Olga Mongenot

Imagem: Aurelio Marques