Conselheiro Itacir Todero é eleito para o cargo de Ouvidor do TCE-CE

“Pretendo tornar a Ouvidoria do TCE um instrumento a serviço da sociedade, da cidadania e da democracia, constituindo-se em um canal de comunicação entre o Tribunal e o povo cearense.” A declaração é do conselheiro substituto Itacir Todero, eleito para o cargo de Ouvidor da Corte de Contas do Ceará na sessão ordinária desta terça-feira (22/7).

Parabenizado pelo presidente Valdomiro Távora e demais membros do colegiado, Itacir Todero agradeceu a confiança de seus pares, reforçou a importância do trabalho em conjunto com os setores da Casa e garantiu que instigará o Tribunal a atuar de forma célere na defesa dos direitos, dando mais transparência às ações do órgão e ampliando os canais de comunicação com a sociedade.

“Quero, à frente da Ouvidoria, interligar e motivar o cidadão a dialogar com o Tribunal de Contas, comunicando irregularidades, reclamando, oferecendo sugestões, críticas, elogios e, ainda, expressando suas dúvidas, pois é opinando e cobrando que efetivará sua participação na administração pública.”

De acordo com Itacir Todero, a Ouvidoria será estruturada no sentido de facilitar o acesso da sociedade. As solicitações poderão ser entregues pessoalmente, por meio eletrônico, postal e telefônico. Caberá à Ouvidoria manter o usuário informado sobre os resultados das demandas encaminhadas, indicando as providências adotadas.

“A Ouvidoria é um espaço institucional de participação cidadã e de controle social na gestão, voltada para a racionalização dos recursos públicos, a qualidade na prestação de serviços e a transparência no exercício do poder. Desta forma, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará vem ao encontro dessa ansiedade e objetiva ser um instrumento de controle social e transparência”, declarou Itacir Todero.