Conselheiro Odilon Teixeira é eleito presidente do TCE-PA

Em sessão plenária realizada na última quinta-feira (24), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) elegeram, de forma unânime, Odilon Inácio Teixeira para a presidência da Corte. Ele assume a vaga no lugar do conselheiro André Dias, que se afastou da presidência por questões de saúde. A posse do novo presidente ocorreu em seguida à eleição.

Em suas manifestações, os pares lembraram a trajetória do conselheiro Odilon Teixeira, que iniciou a vida pública como servidor efetivo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), onde exerceu as funções de auditor de Controle Externo.

Graduado em Ciências Contábeis e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Odilon Teixeira foi aprovado em 2012 no concurso para o cargo de Auditor – Conselheiro Substituto do TCE-PA. Em 2014 assumiu como conselheiro do tribunal, por indicação do Poder Executivo. Nessa condição, Odilon Teixeira concluiu o Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Antes de ser eleito à presidência do TCE-PA, Teixeira exerceu os cargos de ouvidor e corregedor do órgão. Em seu discurso, o novo presidente agradeceu aos demais conselheiros pela demonstração de confiança ao elegê-lo para comandar administrativamente a instituição cuja principal missão é exercer o controle externo sobre as contas públicas.

Ressaltando que o TCE-PA é uma instituição a serviço da sociedade, o presidente assumiu o compromisso de concluir as ações iniciadas em gestões anteriores, cujos resultados têm fortalecido a corte no sentido de se alinhar aos anseios dos cidadãos, os quais, em contrapartida, são estimulados a exercer o controle social. Nesse sentido, Odilon Teixeira lembrou as experiências adquiridas quando esteve à frente da Ouvidoria e da Corregedoria, cujas ações promoveram a aproximação da corte de contas com o seu público interno e, sobretudo, com os jurisdicionados.

Pessoas e Processos

O novo presidente afirmou que dará continuidade no aperfeiçoamento dos servidores do órgão, a fim de que melhor atuem em suas funções institucionais, em razão da accountability, ou seja, a prestação de contas devida a cada cidadão que financia os serviços públicos com os impostos que recolhe. Também apontou como prioridade a conclusão do processo eletrônico, que trará agilidade e efetividade nas ações do TCE-PA.

Ao final, Odilon Teixeira fez referência à Madre Tereza de Calcutá, de quem espera inspiração para ter a paciência como virtude a orientar o período em que presidirá o TCE-PA. Ele também agradeceu o apoio de todos, especialmente de sua esposa Alécia Fernandes, e dos filhos Marcelo Inácio, Everton Willyan e Mariana Teixeira, nessa nova etapa de sua carreira funcional.

A nova mesa diretora do TCE-PA para o biênio 2019/20 terá como vice-presidente o conselheiro Cipriano Sabino e a conselheira Rosa Egídia como corregedora.

Fonte: https://www.tce.pa.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4983-tribunal-de-contas-elege-por-unanimidade-o-conselheiro-odilon-teixeira-a-presidencia-do-orgao