Conselheiro Ribamar Trindade é eleito e empossado por aclamação presidente do TCE-AC para o biênio 2023/2024

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) em Sessão Especial realizada na manhã desta quinta-feira, (01), com a participação de todos os conselheiros titulares e a procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Anna Helena de Azevedo Lima Simão, elegeu e nomeou por aclamação a próxima equipe de gestão para o biênio 2023/2024. A Sessão Especial foi realizada de forma virtual com votação aberta e declarada e foi transmitida pela Rádio Web do TCE-AC.

Foi eleito como Presidente da Corte para o próximo biênio, o conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira, como vice-presidente, o conselheiro Valmir Gomes Ribeiro e como corregedora, a conselheira Dulcinéa Benício de Araújo.

Logo após a votação por aclamação, o presidente do TCE-AC, Conselheiro Ronald Polanco declarou os eleitos e deu posse aos mesmos. A secretária das Sessões, Erika Abud, fez a leitura dos termos de posse e em seguida o conselheiro Polanco declarou os indicados para os demais cargos com seguinte composição:

Ouvidoria: conselheiro Antônio Cristovão Correia de Messias

Escola de Contas: conselheira Naluh Maria Lima Gouveia

Presidente Primeira Câmara: conselheiro Antônio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro

Presidente Segunda Câmara: conselheiro Ronald Polanco Ribeiro

Em seu discurso, o presidente eleito, conselheiro José Ribamar destacou gratidão, responsabilidade, compromisso fiscal e social.

Ribamar Trindade citou o orador Romano Cícero ao afirmar que “nenhum dever é mais importante do que a gratidão. Em seguida, destacou as palavras de Rui Barbosa, “de que “não há justiça sem Deus”.  “Por isso, agradeço a Deus, à minha família, ao governador do estado, Gladson Cameli, que depositou em mim confiança e reconhecimento para atuar na distinta missão de integrar esta Corte de Contas”, disse ele.

Trindade escolheu o conselheiro Valmir Ribeiro para agradecer a todos os servidores do TCE-AC, ressaltando a renomada atuação do decano, seu conhecimento, humildade e generosidade. “Suas atitudes revelam o homem humilde e honrando que é. Suas palavras fraternas estão indelevelmente gravadas em minha memória e me inspiram”, afirmou.

Fonte: TCE-AC

​Ele fez, ainda, um retrospecto e parabenizou o conselheiro Ronald Polanco pelas ações realizadas como presidente da Corte estabelece​ndo bases para investimentos estruturantes na área de tecnologia da informação, realiza​ndo capacitações para qualificação do corpo técnico, valorização dos servidores e adequações organizacionais.

​Para 2023, o Conselheiro Ribamar Trindade disse que pretende dar continuidade ao processo de aprimoramento institucional​ de valorização dos servidores, organiza​ção de fluxos e estruturas de trabalho,​ ​com uma gestão baseada no desempenho e voltada para resultados.

A ideia é atuar ​na sistematização e simplificação das rotinas, com eliminação de tarefas manuais e repetitivas, a racionalização criteriosa da autuação processual e a definição de estratégias ágeis para gerar ganho de eficiência e fortalecer a segurança jurídica.​  

No tocante a análise das contas, pretende​-se estabelecer ​interações estratégicas com os gestores​ ​por meio de auditorias assertivas e compartilhamento de conhecimento, contribui​ndo para aprimoramento da governança pública e mitigação de danos provocados à sociedade.

​”Todos nós queremos um tribunal cada vez mais forte, justo e transparente, que tem credibilidade e estimula o engajamento social, como obra da inteligência humana, pois só assim teremos uma sociedade livre, justa e solidária, como preceitua o mandamento maior da constituição da república.​ Sejamos agentes da transformação, e que, juntos, possamos dar mais um passo para o tribunal do futuro.​ Responsabilidade fiscal é compromisso social​”, concluiu.

O Vice-Presidente eleito, Conselheiro Valmir Ribeiro, agradeceu a Deus e aos seus pares por fazer parte deste Tribunal e de sua Administração. 

A Conselheira Dulcinéa Benício de Araújo, Corregedora eleita, manifestou seus agradecimentos e enalteceu de todos os que trabalham no Tribunal do Estado, afinal, todos são imprescindíveis para e importantes para o retrato de instituição exigido pela constituição e pela sociedade.

Por fim, o Conselheiro-Presidente, Ronald Polanco, encerrou a sessão, desejando sucesso para a nova gestão. Ressaltou a importância de contribuir com o estado e com os seguimentos que estão tradicionalmente às margens do crescimento econômico. Nesse sentido atuou para promover a democratização do conhecimento, especialmente a respeito da posição estratégica do meio ambiente e dos serviços ecossistêmicos. Essa é uma contribuição que deixa para a próxima gestão.