Tribunais de Contas elegem seus presidentes para o biênio 2023-2024

Nesta semana, os Tribunais de Contas dos Estados de Goiás (TCE-GO), Rio Grande do Norte (TCE-RN), do estado do Acre (TCE-AC) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) elegeram seus presidentes e sua mesas diretoras.
 

O TCE-RN elegeu o conselheiro Gilberto Jales, diretor da vice-presidência de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon. Em sua fala, Jales agradeceu a confiança dos colegas e disse que conta com a colaboração dos demais conselheiros e dos servidores da Corte. “A união e harmonia dessa casa é o que nos faz assumir esse desafio, graças à generosidade e confiança dos meus pares, aos quais eu agradeço. Já passei por esse desafio uma vez e, com a confiança merecida, renovo os agradecimentos e o apoio que tenho certeza que terei”. Essa é a segunda vez que Jales assume a presidência, sendo a primeira no biênio 2017-2018.
 
Em Goiás, a eleição realizada na terceira sessão ordinária do mês de novembro elegeu o conselheiro Saulo Mesquita para presidente no biênio 2023/2024. Ele foi eleito por unanimidade, juntamente com Helder Valin, para vice-presidente, e Sebastião Tejota, corregedor-geral. O atual presidente, Edson Ferrari, desejou à mesa diretora eleita sucesso na gestão dos próximos dois anos à frente do Tribunal. A posse deve ocorrer antes do início das atividades do Tribunal no ano que vem.
 
No Acre, o conselheiro Ribamar Trindade foi eleito de forma unânime. A Sessão Especial realizada de forma virtual contou com a participação de todos os Conselheiros titulares e a Procuradora-Chefe do Ministério Público de Contas, Anna Helena de Azevedo Lima Simão.
 
Em seu discurso, o presidente eleito, Conselheiro José Ribamar destacou gratidão, responsabilidade, compromisso fiscal e social. “Por isso, agradeço a Deus, à minha família, ao governador do estado, Gladson Cameli, que depositou em mim confiança e reconhecimento para atuar na distinta missão de integrar esta Corte de Contas”, disse ele.
 
Para 2023, o Conselheiro Ribamar Trindade disse que pretende dar continuidade ao processo de aprimoramento institucional de valorização dos servidores, organização de fluxos e estruturas de trabalho, com uma gestão baseada no desempenho e voltada para resultados.

O conselheiro Antonio José Guimarães foi eleito novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), nesta quinta-feira (01), na 1ª Sessão Ordinária (Presencial) do Pleno de 2022, conduzida pela atual presidente da Corte de Contas, conselheira Mara Lúcia. O conselheiro Lúcio Vale foi eleito vice-presidente. Já o conselheiro José Carlos Araújo foi eleito Corregedor, e o conselheiro Sérgio Leão foi escolhido como novo Ouvidor do Tribunal de Contas. Todas as eleições foram por unanimidade e a solenidade de posse dos novos dirigentes será realizada em janeiro de 2023.

Após ter sido declarado presidente eleito, o conselheiro Antonio José Guimarães agradeceu aos seus pares pela confiança depositada em sua pessoa e disse esperar contar com a colaboração de todos, conselheiros e servidores, para conseguir executar com êxito a missão dar continuidade ao trabalho de excelência que o Tribunal de Contas vem realizando em sucessivas gestões em prol da administração pública municipal no Estado do Pará. Ele fez um agradecimento especial à conselheira Mara Lúcia pelo seu desempenho exemplar à frente do TCM-PA.